TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I

Por:   •  31/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        [pic 2]        [pic 3]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF

FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CECIERJ

PEDAGOGIA EAD/UENF – DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO I

AD1 DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1

CAROLINE MARIA CONHOLATO MAGALHÃES FARIA

ITAPERUNA/RJ

2019

Questões:

          Considerando a leitura das discussões estabelecidas na apostila (capítulos 1 ao 6):

  1. Faça uma breve análise de como o espaço geográfico é entendido na perspectiva da Geografia Tradicional e na Geografia Renovada. Em seguida, discorra sobre a atual relevância da Geografia Renovada no ensino da geografia nas escolas (máximo 10 linhas).

A Geografia Tradicional representava a exposição dos espaços geográficos sob uma visão peculiar de cada indivíduo, de acordo com os interesses e conhecimento que cada um possuía, sem interferências na construção da relação já existente entre eles. Já na Geografia Renovada, recorre-se a instrumentos e tecnologias para obter-se informações mais precisas, o espaço é visto como principal motivo de estudos, suscetível a constantes mudanças.

A Geografia Renovada é importante no processo de ensino, pois, proporciona aos professores e alunos uma reflexão crítica acerca do uso dos espaços à sua volta, desvencilhando de toda teoria já formada.

  1. Desenvolva o debate promovido por Milton Santos a respeito do meio natural, meio técnico e meio técnico-científico-informacional, trazendo exemplos de como esta última periodização impacta a prática docente (máximo 10 linhas).

  Milton Santos discorre sobre o meio natural, no qual o homem faz pouca ou nenhuma intervenção técnica, sem oferecer riscos de destruição. No meio técnico, as técnicas se sobrepõem a natureza, modificando o meio natural com a utilização das tecnologias, visando aumento da produção e mantendo apenas alguns espaços com aspecto natural. Já o meio técnico-científico-informacional, apresenta a junção das técnicas, informações e ciência, é o mundo em que vivemos atualmente, que vive em constante evolução dos espaços geográficos. Este último, impacta a prática docente, quando aproveitam as tecnologias para que os alunos aprendam através dessas ferramentas, e entendam como ocorre as transformações no meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com