TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCURSIVA NA PEDAGOGIA

Por:   •  23/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Em seu cotidiano o ser humano vai adquirindo relações e tomando decisões que vão demonstrando sua forma de pensar e ver o mundo. Essas ações humanas mostram como é seu juízo de valor em relação aos seus semelhantes e as coisas que o rodeiam. Ao longo da história humana, percebemos que é a partir da maneira em que as civilizações acolhem as ideologias e objetos do seu cotidiano, que as mesmas podem definir o valor real das coisas e relações para cada civilização.

Ao percebermos a importância dos valores para as civilizações, nos vem em mente os índios que viviam nas terras brasileiras quando Cabral aqui chegou. Se os nativos que viviam no Brasil não tivessem acolhido as idéias européias trazidas por Padres, e demais pessoas que aqui chegaram, mesmo que muitas vezes forçados a aprender esses ensinamentos. E se não tivessem dado valor aos objetos e ensinamentos que os europeus traziam, não teria sido possível se criar a sociedade brasileira da forma que é hoje.  

Analisando essa dimensão, vemos então que o juízo de valor que se faz das coisas é algo próprio do homem, é algo que já nasce com o mesmo, pois até nativos sem nenhum conhecimento educacional são capazes de decidir quem acolhem ou não em seu convívio social.

Portanto, os valores são próprios dos seres humanos, são eles os homens que criam essa dimensão de certo ou errado para suas vidas. É através das relações com os demais seres humanos que o homem consegue formar sua ética de vida e decidir em sua sociedade o que acolhe como certo ou errado. Ou seja, o que acrescentará em sua vida ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (24.2 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com