TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE ESCOLAR

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

DIVERSIDADE ESCOLAR

SIQUEIRA CAMPOS/PR

2016

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ

EMYLI JHULIA MILITÃO MATEUS

DIVERSIDADE ESCOLAR

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Especial Inclusiva, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

SIQUEIRA CAMPOS/PR

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

EMYLI JHULIA MILITÃO MATEUS.

DIVERSIDADE ESCOLAR

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Educação Especial Inclusiva, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Aprovado (a) em: ____/____/2016

Examinadores:

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição: _________________________ Assinatura: ___________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição: ________________________ Assinatura: ____________________

Prof. (Esp/Me/Dr.) ____________________________________________________

Instituição:__________________________Assinatura: ___________________

DIVERSIDADE ESCOLAR

Emyli Jhulia Militão Mateus

RESUMO

Este artigo é de caráter cientifico e bibliográfico, todas as informações nele contida foram retiradas de obras especificas. É cada vez mais freqüente se falar em inclusão escolar, no entanto as instituições escolares encontram grandes dificuldades estruturais e legais. Desenvolver projetos e currículo que abranjam todas as diferenças tem sido cada vez mais um desafio, equipe pedagógica e professores estão a cada dia buscando novas formas de desenvolver ações contra o preconceito bem como uma estrutura adequada para atender a demanda crescente de alunos inclusos. Proporcionar aos alunos experiências sócios culturais que busquem o melhor relacionamento e respeito entre os alunos e que proporcionem uma relação de ajuda mutua entre escola e família tem sido uma das melhores maneiras de abordar o tema dentro das salas de aula.

Palavras-chave: Diversidade, Inclusão, Socialização.

I INTRODUÇÃO

É cada vez mais freqüente se ouvir falar em inclusão escolar e diversidade em sala de aula seja esta de gênero, cor, raça, ou religião, fica claro que mesmo sendo cada vez mais abortada dentro das discutições pedagógicas na pratica ainda se encontra de maneira falha. Segundo a atual LDB 9394/96 (1996) assegura aos alunos com necessidades educacionais especiais o atendimento, em seu artigo 4, inciso 3 “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.” A clientela escolar é diversificada, não se trata apenas da diversidade mais sim uma grande demanda de necessidades educativas especificas para cada realidade escolar.

O professor se depara cada vez mais com a necessidade de apoio especifico em sala, pois cada aluno apresenta uma singularidade particular e nem sempre o educador consegue eliminar as ações de bullying, racismo ou agressão, observa-se que grande parte de tais ações surgem das relações vividas fora da sala de aula no convívio familiar ou social. Dentro da sala existem alunos com necessidades especiais físicas, intelectuais com diferentes culturas, raças e gêneros, assim o professor encontra dificuldade em ministrar determinados temas.

Ao realizar seu planejamento ele deve seguir todo conteúdo de seu livro didático mantendo cuidado minucioso para que em nenhum momento a atividade possa gerar conflito ou qualquer forma de preconceito para com os alunos, pois o material didático é igual para todos. O grande desafio desta nova geração escolar recai sobre toda equipe pedagógica e educadores, que buscam meios, recursos, profissionais diferenciados como fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social etc. Buscando assim educá-los de forma igual sem esquecer o objetivo principal da escola, que é formar indivíduos críticos capazes de serem membros ativos na sociedade em que vive.

II A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.

 Todas as formas de preconceitos que vemos não foram formados e criados hoje, todas elas começam de uma maneira simples e inofensiva, com um gesto um olhar somente com o tempo elas ganham tamanha magnitude e impacto sobre a sociedade. É como uma herança passada de geração em geração, a respeito disto Ribeiro (1995) observa que “A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. Ela é que incandesce, ainda hoje, em tanta autoridade brasileira predisposta a torturar, seviciar e machucar os pobres que lhes caem às mãos. Ela, porem, provocando crescente indignação nos dará forças, amanha, para conter os processos e criar aqui uma sociedade solidaria”.

Em toda historia humana encontramos relatos de desrespeito e crueldade para com então chamados de “diferentes”, desde o antigo Egito marcado pela escravidão de centenas de pessoas, os Gregos e Romanos que buscavam a perfeição física e intelectual, vemos que os indivíduos eram erroneamente taxados como incapazes ou não eram vistos como pessoas iguais. Ações de racismo e preconceitos podem começar de forma pequena como brincadeiras, no entanto devem ser levados a serio, pois podem tomar grandes proporções com o passar do tempo.

 Ainda hoje existem pessoas que no passado sofreram horrores unicamente por não terem nascidos iguais, um dos maiores exemplo disto foram as crueldades cometidas pelos nazistas sobre o comando de Adolf Hitler que buscava a perfeita hegemonia alemã onde homens e mulheres loiros de olhos claros eram exemplo que perfeição, estima-se que cerca de 6 milhões de  judeus foram pelas ordens dele assassinadas.

Desenvolver em nossas crianças hoje o bom senso, atitudes cooperativas e de respeito ao próximo não é apenas tarefa da escola, e sim uma ação que deve ser realizada por todos aqueles que esperam e acreditam que uma boa educação pode sim fazer a diferença para melhor dos alunos e a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com