TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NEURACI LIMA SENA GUIDO

DIVERSIDADE

[pic 3]

São José dos Campos

2013

NEURACI LIMA SENA GUIDO

DIVERSIDADE

Trabalho apresentado ao Curso  Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Sociedade e diversidade no contexto educacinal;Processo educativonocontexto histórico-filosófico; Comunicaçãoe linguagem; Seminário I

Prof. Okçana Battini; Fabio Luiz da Sliva; Bernadete; Marcia Bastos; Lilian Salete A. M. Lima.

São José dos Campos

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é desenvolver informações sobre  as seguintes diversidades:

A  diversidade histórica,     lingüística e  cultural ,no  cotidiano das pessoas , nos tempos atuais com a colaboração da escola, aluno e família.

Sendo assim o desenvolvimento da humanidade foi marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de  apropriar-se dos recursos naturais e transformá-los. De conceber a realidade e expressá-la, de uma forma sem preconceito, respeitando o direito do outro de agir, falar e pensar dentro da sua cultura e conhecimentos.

 

DESENVOLVIMENTO

A DIVERSIDADE HISTÓRICA NO BRASIL

A cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Além disso, os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicos fatores a se considerar.

 Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades.

[pic 4]

[pic 5]

A DIVERSIDADE LINGUISTICA NO BRASIL

Todo conceito novo exige palavras novas ou novas definições para as antigas. Além de atravessar nosso passado, a matriz escravista de nossa sociedade está ainda presente no cotidiano brasileiro.

O interesse em conhecer a diversidade linguística brasileira reside no fato de que estas diferenças expressam uma diversidade cultural entre os diferentes povos que aqui vivem, bem como oferecem um critério para organização e compreensão dos mesmos

[pic 6]

A DIVERSIDADE  CULTURAL NO BRASIL

O Brasil é o país da diversidade cultural e a instituição escolar é responsável por acolher a diversidade e construir sua história.

É uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os  caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro.

A diversidade terá que inovar seus conceitos  para produzir saberes significativos  capazes de quebrar as barreiras do preconceito e discriminação ainda presente.

A  escola esta fazendo sua busca com a finalidade de vencer os obstáculos com um grande desafio de enfrentar as diferenças dos povos.

[pic 7]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não cabe evidentemente  a  escola resolver todos os problemas que envolvem  as  crianças  , adolescentes e adultos  , muitos casos, pelos planos social, histórico, cultural, familiar e afetivo a escola promove a sua integração, particularmente no que se refere ao ensino e à aprendizagem as culturas.

Ainda temos muito a aprender com as diversidades considerando os desafios  de igualdade e  oportunidades para todos os cidadãos.

É uma mistura de povos, raças, religião, e cabe a nós estarmos preparados  para viver em um mundo sem preconceitos com responsabilidade social em todas as culturas seja brasileira ou estrangeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com