TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança na Educação Infantil

Por:   •  29/6/2017  •  Seminário  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência com a dança

Camila Cristina Gonçalves

Francielen Barcelos de Paiva Santos

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema dança na educação infantil com especificidade no

Movimento, coordenação motora e conhecimento do corpo com base no repertorio da Xuxa, envolvendo ritmo para um desenvolvimento e aprendizagem significativa das crianças. Usa-se como base teórica o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) Sugere brincadeiras que envolvem simultaneamente o canto e o movimento, a percepção rítmica e a consciência do próprio corpo.

Este plano de aula foi realizado na Rua Colônia, Bairro Jardim Europa, na cidade de Ituiutaba com 2 crianças de 3 e 5 anos de idade e com outra criança de 2 anos na Rua Padre Antônio Dias, Bairro Junqueira. Com o objetivo de despertar a curiosidade voltada na dança, trabalhando o movimento corporal, ritmo e coordenação motora.

Sobre algumas indagações como: qual o objetivo da dança na educação? A dança é uma simples imitação de movimentos? entre outras, serão abordadas ao longo deste trabalho, para reflexão dos leitores.

A dança ensinada na escola não deve ser vista como uma criação de um “show” de arte e sim um meio de educar através da arte. Tem papel fundamental enquanto atividade pedagógica, realizando um trabalho que estimule ao máximo a criatividade, capacidade de raciocínio, autoconfiança, melhorar a relação com os outros e consigo mesmo além de ampliar o repertório motor.( LIMA e FROTA, 2007).

 E este recurso tão rico é utilizado pelos educadores como forma de comunicação ou expressão dos sentimentos.

DESENVOLVIMENTO

A criança se movimenta nas ações do seu cotidiano. Correr, pular, girar e subir nos objetos são algumas das atividades dinâmicas que estão ligadas á sua necessidade de experimentar o corpo não só para o seu domínio, mas para a construção de sua autonomia (BRASIL,2000).

    Entendemos que o pensar a dança na infância, traz inúmeras contribuições, aprimorando as habilidades básicas e os padrões fundamentais do movimento. A aula de dança pode se tornar um lugar para ampliar os aspectos do desenvolvimento motor da criança, através de possibilidades de movimentação corporal, o que oportuniza o desenvolver da consciência do seu corpo.

A dança, como área de conhecimento, permite uma leitura e uma releitura diferenciada de nós mesmos, dos outros e do mundo. Por meio do corpo que dança, estabelecemos relações com os sons, as imagens, as palavras e as narrativas que nos circundam e podemos dialogar com elas. Portanto, a dança cumpre um importante papel na educação do individuo/cidadã o critico e transformador. (MARQUES 2003).

     A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um lazer ou entretenimento. Na educação, ela deve estar voltada para o desenvolvimento completo da criança, favorecendo o aguçar da sensibilidade e das noções espaço-temporais que são construídas no corpo que se descobre dançando.

Nesta faixa etária da criança na Educação Infantil, é o período que ela está formando sua personalidade, por isso faz-se a importância de um ambiente que propicie momentos da criança identificar o meio em que vive. Para Marques (2012) brincar e dançar são linguagens próximas, principalmente no contexto de ensino e aprendizagem para as crianças pequenas, porém o brincar e o dançar são linguagens distintas, pois estão inseridas em campos de conhecimentos diferentes, e cada um têm contribuições especificas a oferecer á educação das crianças. É possível estabelecer diferentes relações com essa forma de expressão limitada de gestos, sons, imagens.

METODOLOGIA DO PLANO APLICADO

   O nosso corpo fala em silencio o tempo todo. A comunicação pode ser feita de varias formas.

Pensando nisso, desenvolvemos um plano que envolvia a dança na educação infantil, podendo assim ampliar o horizonte das crianças, levando elas a aprender de uma forma prazerosa envolvendo ritmo, para sair um pouco do ambiente formal no qual só há escrita e repetição.

Primeiramente iriamos passar o vídeo da Xuxa para elas ver e depois fazer conforme ensinava no vídeo, mas a dança e a musica é algo tão contagiante que elas logo que ouviram as musicas já começaram a dançar e fazer os movimentos conforme a musica pedia, a dança é algo muito envolvente que até a irmã das duas crianças do Bairro Jardim Europa ouviu a musica e começou a dançar também, na qual não tivemos o objetivo de aplicar o plano com ela por ter apenas um ano de idade. Depois que as crianças dançaram entregamos algumas atividades impressas em folha de papel A4  para elas fazerem, uma folha era  uma criança com as partes do corpo na qual falava na musica Cabeça, Ombro Joelho e pé, uma delas coloriu e a outra não quis colorir, elas recortaram e colaram em uma outra folha o corpo completo, uma delas escreveu do seu jeito na folha as partes do corpo, a outra atividade foi uma folha no qual tinha o desenho dos olhos, ouvidos, boca e nariz que também falava na musica e a outra atividade era só o desenho do txutxucão, o cachorro da musica Vem dançar com o txutxucão para as crianças colorir, nos vídeos colocamos a musica Estatua que trabalha partes do corpo e coordenação motora, só que essa musica não teve atividade impressa. Depois de tudo isso desenhamos no chão um circulo no formato de uma cabeça para as crianças andar em cima para desenvolver a coordenação e o equilíbrio. Assim finalizamos o nosso trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com