TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição Pedagogia

Por:   •  13/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Origem

A palavra pedagogia tem origem na Grécia antiga e vem das palavras: "paidos" ("da criança") e "agein" ("conduzir").

História

Grécia clássica pode ser considerada o berço da Pedagogia, pois foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias acerca da acção pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

Na antiga Grécia, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por esse motivo, esses escravos desenvolveram grande habilidade no trato com as crianças.[2]

Nos séculos XVII e XVIII, inicia-se uma era de debates no campo da educação, tendo, como foco, a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau. No final do século XIX e princípios do século XX, os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levaram a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvessem reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. No restante do século XX, a pedagogia foi se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passou a ocorrer nas Universidades em cursos superiores que cuidam dos assuntos relacionados à educação por excelência, tratando-se, portanto, de uma Licenciatura.

No Brasil, legalmente, a história do curso de Pedagogia começou nas década de 1930, quando intelectuais se reuniram e lançaram juntos o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova". Este documento trazia diversas reivindicações, buscando um ensino universalizado e acessível para todos, também a construção de mais escolas. Fundamentado neste documento, cria-se a Universidade de São Paulo, em 1934, e a Universidade do Distrito Federal, em 1935. Ademais, em 1937, com a instituição do Estado Novo de Vargas, foi promulgada a Lei n° 452, que estabeleceu a Universidade do Brasil. Mas, o curso de Pedagogia só foi regulamentado em 1939, com o Decreto nº 1 190/39. O decreto organizou os cursos em seções, sendo eles Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia. Além destes, havia a especialidade em Didática. O modelo da época ficou conhecido como 3+1, ou seja, a formação inicial concedia o título de bacharel e, quem desejava a licenciatura, teria que fazer mais um ano de didática. A formação era fragmentada, porém, ao longo dos anos o curso sofreu diversas modificações no que tange ao currículo e atuação.

Hoje em dia, o curso é mais completo, abrangendo tanto conteúdos que formam pedagogos para atuar em sala de aula, quanto para atuar em áreas de gestão, supervisão, empresas, hospitais, etc.

Ensino

O ensino é uma forma sistemática de construção de conhecimentos utilizada pelos seres humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino etc. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não formal, por sua vez, é intencional. Em geral, é aquele relacionado a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios etc. Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.

Profissão

Atualmente, a pedagogia tem, como objetivo principal, a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem diversos campos de atuação, podendo citar dois deles: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância. Porém, todos aqueles que atuam no processo educativo (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos etc.) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com