TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Competência Social

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

A Definição de Competência Social

Tabela 1 – A Construção da Competência Social na Criança.

Competências Sociais Contextos:

Desenvolvimento Social

Papel do Professor

- Problemas de comportamento.

- Falhas de Reforços.

- Excesso de ansiedade.

- Ausência de Feedback.

- Ansiedade.

- Timidez.

- Violento, raiva, mordida.

- Deficiência.

- Autoregulação.

- Indisciplina.

- Emotivo.

- Falta de controle de impulsos.

- Desenvolvimento com outras crianças.

- Interação social nas brincadeiras.

- Aprender as regras das sociedades.

- Desequilíbrio social.

- Aceitação das outras crianças para o colega.

- Respeito com os colegas de classe.

- Interação com os colegas de sala nas atividades.

- Interação com os pais e outros adultos.

- Mediador nas Brincadeiras.

- Incentivar brincadeiras que faça as crianças compartilhar e interagir umas com as outras.

- Intervir em conflitos e remediar situações desagradáveis.

- Empatia com os alunos.

- Respeito do professor para os alunos.

- Corregulação onde o professor ira dar autonomia para a criança, mais sempre supervisionando.

Como as emoções estão ligadas a tudo que as pessoas fazem, o resultado desses sinais alteram as pessoas, elas ficam excitadas e o corpo responde com alterações fisiológicas, em muitos casos o coração bate mais rápido, as mãos suam e a garganta fica seca, tais sensações são acompanhadas por alterações na expressão facial, na postura na voz e no movimento corporal.

Considerando todos esses fatores a pessoa decide se esta experimentando certo grau de tristeza de felicidade de raiva ou medo é a parte cognitiva da emoção. Neste caso as emoções estimulam e impulsionam a criança para a autopreservação sem “pensar” no que esta acontecendo.

As emoções infantis desempenham um papel fundamental, pois as emoções ajudam a criança a crescer e a controlar seus sentimentos. Entretanto algumas emoções sinalizam que algo está errado e que esta em perigo. A Raiva estimula tentar superar os obstáculos, a tristeza leva a criança a perder suas forças para dar tempo de assimilar ou adaptar, com o que esta acontecendo à perda ou a decepção. Já o medo leva a criança a se proteger fugir ou evitar. Essas emoções ajudam a criança a entender o que esta acontecendo e indicam como adaptar as novas situações.

Com a criança o seu desenvolvimento acontece através de histórias, brincadeiras lúdicas, suas características de evolução vão desenvolvendo de acordo com a fase de desenvolvimento inserida na criança, ela representa os acontecimentos que a interessa facilitando no processo de socialização com a imitação e a dependência de um adulto. Os pais são os principais modelos para a criança começar a se desenvolver socialmente e quando entra na escola o professor passa a ser a pessoa que expira nele uma confiança e desenvolve o respeito, justiça a generosidade, a criança então aprende a cooperar mais e com isso deixa de ser egocêntrica.

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, o brincar estimula e levar a criança a fazer uso de suas capacidades de participação e assim estabelece uma integração com as outras crianças, hoje em dia o brincar das crianças estão sendo limitadas em casa as crianças não tem oportunidade de brincar com os seus pais, pois trabalham e não tem tempo para dar atenção aos seus filhos, dessa forma as crianças não tem supervisão e deixam de criar habilidades sociais.

O desenvolvimento do pensamento é o inicio da socialização uma necessidade que só pode ser verdadeiramente satisfeito mediante de um esforço deliberado por parte do aprendiz desenvolvendo suas próprias linguagens. Para atuar na educação infantil é necessário conhecer as crianças e suas características e seus direitos, conhecer a metodologia própria para atuar como mediador bem como a legislação que possibilita a formação de um cidadão.

Roteiro parcial de observação no desenvolvimento emocional e social da criança.

Comportamento

- Compreende as instruções dadas coletivamente.

- Tem criatividade (ideias novas, SOLUÇÕES ORIGINAIS).

- É disciplinado.

- É atento

- É emotivo.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com