TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática da Educação

Por:   •  4/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Turma DGMUS1801FDSAOS

Márcio Oliveira Da Silva,

ATENÇÃO: substituam e apaguem o texto em vermelho. O texto final também deverá estar na cor preta.

  • Para que todos os elementos sejam descritos da forma correta,
    é FUNDAMENTAL ler os textos dos Ciclos 1 e 2:
    CRC de Didática (BERTANHA, 2010) – Unidades 1 a 4
  • CRC de Metodologia do Ensino da Música (MADALOZZO, 2016) - Unidade 1 (integral), Unidade 2 (Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Martenot, Suzuki) e Unidade 3 (Schafer, Paynter, Koellreuter)
  • Introdução do livro Pedagogias em ed. Musical (PENNA, 2012) – Biblioteca Digital Pearson (leitura online)
  • Capítulo de Hentschke e Del-Ben (2003) – Material -> Textos Complementares

Portfólio 1 – Ensino de Música na
Educação Básica: convergências e adaptações

Portfólio 1 apresentado para a disciplinaDidática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação daprofessora tutora Susana Ester KrugerDissenha ou Mariana Ament (adaptar conforme a tutora).[pic 3]


[pic 4]

Objetivos da atividade do Portfólio 1:

  • Compreender as diferenças entre os diversos tipos de objetivos [e conteúdos] adotados na área de Didática e amplamente utilizados na educação básica;
  • Aprender a adaptar e recontextualizar os conceitos destes diversos tipos de objetivos [e conteúdos] no planejamento das atividades pedagógico-musicais segundo um dos educadores musicais dos métodos ativos.

  1. Entendendo os objetivos de ensino e conteúdos para a aprendizagem musical

No CRC de Didática(BERTANHA, 2010), Unidade 3, estudamos como os PCNs (1997) apresentam os objetivos de ensino (em suas diferentes dimensões e âmbitos, e “em termos de capacidades de ordem: cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal,inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla” [p.26]), e as definições de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais (Unidade 4). Entendemos que todos os objetivos podem ser relacionados a um destes tipos de conteúdos.

Nos demais textos da área de educação musical, estudamos sobre os pressupostos pedagógicos de alguns dos principais educadores musicais da primeira e da segunda geração, e entendemos alguns pontos importantes sobre como planejar as atividades musicais.

Com base nestes conhecimentos, converse com seus colegas de grupo e preencha o quadro adiante com as informações solicitadas.

Tipos de conteúdos

Síntese de sua compreensão

Possível conexão com educação musical

Exemplo de objetivo para cada conteúdo a partir de um dos educadores estudados

(CRC Didática)

(principalmente Hentschke e Del-Ben, 2003)

Educador musical (CRC Metodologia): Jaques-Dalcroze

Factuais

Compreendemos que Jaques- Dalcroze em uma das suas metodologias mostra que o ensino com a prática para depois a teoria, as aulas de musicas da mais resultado, tendo o corpo como o primeiro instrumento musical tratando da percepção e compreensão musical.

Ensinar as notas musicais no âmbito de uma oitava através do movimento corporal e promover conhecimento em relação ao pulso  

Exemplo: os alunos sentados de pernas cruzadas no chão,

Tocando nas pontas dos pés encontramos o Dó, nos joelhos Ré, nas coxas Mí, na cintura Fá, na Barriga Sol, nos ombros Lá, na cabeça Si, as mãos para cima o Dó oitavado. 

Conceituais

Trazer o lúdico para sala de aula faz com que os alunos compreendam de forma pratica e divertida

As notas musicais. Saindo do modo de ensino tradicional para o modo ativo, Progredindo gradativamente no desenvolvimento das notas musicais e na parte rítmica. 

Levar para os alunos interpretação de musicas já existente que fazem parte do dia dia das crianças e fazer com que elas se expressem de forma individual ou em grupo.

 

Com os movimentos usaremos a contagem 1,2,3,4  deslocando a mão sempre no tempo 1 para próxima nota  musical no sentido ascendente e descendente.

Em seguida dividir os grupos e fazer uma atividade  em grupo, o grupo  A faz três células corporal e grupo B repete, e vice versa.    

Procedimentais

O professor deverá marcar o tempo com a palma da mão ou com uma baqueta para guiar a atividade.

Os alunos deverão mudar de movimento seguindo o pulso, em seguida falar os nomes da notas junto com os movimentos.

Dividir a turma em dois grupos, e usar o método cânone.

Fazer com que o aluno consiga executar a musica Dó Ré MÌ Fá Fá Fá, Seguindo um Pulso constante e usando os movimentos corporais ensinado.

Atitudinais

Trabalhar: expressão, percepção e compreensão da música por meio dos movimentos corporais, utilizar, o corpo como suporte para o entendimento dos conceitos teóricos, fazer o estudo do ritmo através do corpo.

O respeito a vez do colega, entender através da atividade corporal que a educação musical é muito importante, aprender a ouvir quando o professor ou colega fala.  

Dividindo a sala em dois grupos o grupo A e o grupo B.

O grupo A ira cantar a musica Dó, Ré, Mi, Fafá e o grupo B executará os movimentos corporais respectivos as notas cantadas, o professor auxilia a dinâmica marcando o tempo com o estalar dos dedos, em seguida o grupo A irá comentar respeitosamente se o grupo B fez os movimentos corretamente ou não, com a incumbência de fazer a correção no caso de erros.

A mesma tarefa é feita com o grupo B.

Possibilitando um vínculo afetivo e a necessidade de contato corporal.  

  1. Reflexões sobre o trabalho

 Márcio Oliveira da Silva: Minha dificuldade foi em relação à compreensão entre o que era factuais e conceituais porem isso ficou claro no encontro presencial, minha participação no trabalho foi em escolher um dos educadores e desenvolver a atividade corporal.

Hemilly Santos Dias: Minha maior dificuldade foi compreender os atitudinais, porem teve uma aula presencial no pólo que me abriu bastante a visão quanto aos pontos mais importantes de um plano de aula.

  1. Referências

(ListemosCRCs, manuais, textos e vídeos consultados – usem o www.more.ufsc.br para criar as referências de acordo com a ABNT)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (256.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com