TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina de Didática e prática de ensino no nosso ponto

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA CENTRO DE

EDUCAÇÃO A DISTANCIA – UNIDERP INTERATIVA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Naviraí MS 24/04/2014

[pic 2]

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Trabalho apresentado com a finalidade de avaliação parcial da DIDÁTICA E PRRÁTICAS DE ENSINO sob a orientação da professora interativa Ausdy Castro e da professora local....., do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera – Uniderp.

NAVIRAI – MS 24/04/2014

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................4

DESENVOLVIMENTO ..............................................................................5

CONCLUSÃO .............................................................................................9

BIBLIOGRAFIA........................................................................................10

[pic 4]

INTRODUÇÃO

A Disciplina de Didática e prática de ensino no nosso ponto de vista veio para dar uma noção maior de como agir em sala de aula e enfrentar os desafios do dia-a-dia. Podendo estabelecer um dialogo maior entre como formar docente e quais os métodos a serem desenvolvidos para que ele possa aprofundar seus conhecimentos. Então esta disciplina está sendo demasiadamente importante para nós que somos leigos e podemos assim conhecer melhor os métodos didáticos no dia a dia, e com relação ao trabalho iremos realizar em nossa futura carreira.

Este trabalho consiste em analisar a importância da didática no cenário educacional pois ela é como um elemento construtivo do processo ensino-aprendizagem, fazendo uma abordagem sobre diversos aspectos que consideramos ser de relevância para o estudo supracitado, dentre eles: conceituar a didática; destacar o aluno no contexto educacional; analisar os aspectos do processo de ensino-aprendizagem e métodos avaliativos.

       Buscar compreender e explicar o que se passa no seio da educação, é muito importante para aqueles que desejam se professores. A relação professor-aluno, a motivação, fatores da aprendizagem e também as teorias da aprendizagem, são questões fundamentais ao futuro professor, as quais são abordadas pela psicologia da Educação.

      O entendimento do imaginário social poderá oportunizar o conhecimento das imagens instituídas em relação à psicologia da educação, melhorando a compreensão dos aspectos que fazem parte do contexto dos estudantes, aprofundando assim, o entendimento em relação a própria formação docente.

[pic 5]

Etapa 1 : 

          PROJETO “CONHECENDO AS PLANTAS DA NOSSA REGIÃO”

Este projeto será desenvolvido para alunos do quarto ano vespertino para que possam ter uma conscientização sobre o meio ambiente e que possam relacionar também através da experiência com as plantas suas cores e seus aromas. E também uma forma de levar ao conhecimento do docente as plantas e flores de sua região.

OBJETIVO: 

Que a criança inicie seu conhecimento das plantas de nossa região.

Que ela possa valorizar as espécies como seres vivos que, de uma certa forma embelezam e estabelecem a vida do ser humano.

Conscientizar o educando da importância da preservação do meio ambiente e os benefícios que podemos obter com esta preservação.

CRONOGRAMA:

Este projeto terá de 5 a 10 dias de duração no início do 2º bimestre.

Na segunda e terça-feira dia 7 e 8 de abril será trabalhado na disciplina de Ciências nas duas 1º aulas, a relação entre as partes das plantas e suas funções , o cuidado e a forma de cultivo para uma evolução favorável das plantas.

Na quarta-feira dia 9 será trabalhado na disciplina de matemática: comprimento e volume; qual função tem os números em nosso cotidiano.

Na quinta-feira será uma aula voltada para a Língua Portuguesa aplicando a leitura como transmissão e informação da cultura de nossa região com relação ao nosso meio ambiente. Será usado livros com a temática do projeto.

Na sexta-feira daremos continuidade do projeto através de imagens apresentadas por slides e também pela internet.

No dia 14 na segunda-feira na 2º aula, a professora de artes finalizara o projeto utilizando as cores primárias suas diversidades espaço e textura procurando estabelecer as formas da natureza de uma forma bem simples e dinâmica.

AVALIAÇÃO:

Os alunos farão cartazes para transparecer suas idéias que será exposto no mural da escola. Está atividade terá um desenho individual de uma planta com flor e também a classificação de sementes e será utilizado saquinhos com etiquetas como forma de identificação.

Os alunos irão confeccionar flores de papel para produzir cartões que serão entregues para as mães.                                                                                                                                                           Lembrando que o aluno foi avaliado de uma forma geral por seu desenvolvimento, dinamismo e participação durante todo o processo de desenvolvimento do projeto.

CONCLUSÃO DO PROJETO

Este projeto teve como fundamento levar ao aluno a importância que as plantas tem para a nossa vida. Ao finalizar o projeto os alunos levaram  uma muda de arvore pra plantar em sua casa, eles ficaram muito contentes e ansiosos ,foi muito satisfatório  ver o resultado no  semblante deles. Todos participaram com muito interesse.

Etapa 2 :

ESTÁGIO OBSERVATÓRIO: ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES

Professora: Sandra 3º ano vespertino

A professora Sandra  ao chegar na sala de aula, utiliza-se de 2 filas; uma fila de meninos e outra de meninas, para assim entrar em sala; todos em silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com