TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física

Por:   •  25/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física

Tarefa:  atividade do ciclo 1

Nome: Diangelo Henrique Cecon

RA: 11331716

Turma:DGEFL1901CUIA40

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade

As leituras propostas para este ciclo de aprendizagem da disciplina Didática e Metodologia do Ensino de Educação Física permitem o seu contato com as teorias pedagógicas do campo da Educação Física. Sabemos que essas tendências apresentam pressupostos epistemológicos, filosóficos e pedagógicos que subsidiam a prática docente do professor de Educação Física, a fim de que este possa construí-la de forma intencional, consistente e com qualidade. Com isso, acabamos nos identificando com uma determinada teoria pedagógica em virtude de seus pressupostos.

Dessa forma, elabore um texto que contenha, no máximo, dois parágrafos, apontando com qual tendência pedagógica do campo da Educação Física você mais se identifica e justificando a sua escolha a partir de características próprias da tendência selecionada. Para isto, o seu texto deve ser estruturado da seguinte maneira:  Primeiro parágrafo: indique a tendência selecionada (deixá-la em negrito) e aponte duas características que se destacam na tendência pedagógica escolhida.

 Segundo parágrafo: justifique, de forma concisa e bem elaborada, a opção pela tendência pedagógica da Educação Física apontada no parágrafo anterior.

Resposta.

Abordagem Desenvolvimentista, 1º característica o professor deve considerar a sequência normal de desenvolvimento das crianças para que as atividades ministradas não estejam nem muito além e nem muito aquém das suas reais necessidades,2º ponto a diversidade e complexidade dos movimentos visando proporcionar aos alunos condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido. Ou seja, os conteúdos devem obedecer a uma sequência e devem ser trabalhados do mais simples ao mais complexo.

Me identifiquei com a abordagem desenvolvimentista pois assim que pretendo atuar, identificando quais alunos irei trabalhar, qual processo pedagógico irei aplicar e como devo atuar para que todos tenham um desenvolvimento adequado com o processo de aprendizagem, sabendo que cada aluno e indivíduo tem seu ritmo de desenvolvimento sabendo assim fazer um cronograma de adaptação a todos os alunos.

Referências bibliográficas.

METZNER, A. C. Fundamentos da Educação Física Escolar. Batatais: Claretiano,2013. Caderno de Referência de Conteúdo, Material na Sala de Aula Virtual - Unidade 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (255.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com