TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADES DE LEITURA E AS DEFICIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/9/2019  •  Artigo  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

O presente artigo pretende analisar a importância do desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual nos anos iniciais e os impactos nos anos finais do Ensino do Ensino Fundamental, percebidos na Escola Pública Adelvan Cavalcanti Baptista,Umbaúba, Sergipe. Verifica, ainda, como a pedagogia Lúdica pode contribuir para diminuir as deficiências de aprendizagem nas disciplinas a partir do sexto ano. Analisa ações conjuntas de professores e famílias, investidas de responsabilidade coletiva, para despertar nos alunos o gosto pela leitura dos textos didáticos, o saber sistematizado, que constituem a razão de ser da escola.

Palavras chave: Compreensão textual. Pedagogia Lúdica. Responsabilidade coletiva.

SUMÁRIO

1. Introdução 05

2. O portal mágico das Letras 05

2.1 –A escola, os pais e o hábito de ler............................................................................07

2.2 –Hábitos dos brasileiros frente a leitura 08

2.3 –Os jovens oriundos de tais hábitos 09

3. Algumas habilidades proporcionadas pela leitura 10

3.1- O Ensino nos anos iniciais 11

4. O Lúdico como fomentador da leitura..................................................................................11

Considerações Finais 12

REFERÊNCIAS 14

1 Introdução

Este artigo visa mostrar, de forma concisa, a importância da leitura nas séries iniciais, tendo em vista que tanto a leitura quanto a escrita são a base de todo o aprendizado. E, às crianças, na sua inocência e fértil imaginação, abre-se um campo produtivo para esse fim. Assim, não pode ser negligenciada a fomentação do hábito da leitura e das habilidades relacionadas, ainda mais quando se observa uma coletividade estudantil com tão poucos leitores.

Essa ferramenta é que ajudará a desenvolver um cidadão capaz de integrar a sociedade de forma que não venha a colidir com dificuldades devido a aprendizados insuficientes, desestimulantes e sem objetivos. Para sanar tais deficiências, é analisado o Lúdico como um mecanismo que auxilia nessa empreitada. Pois, segundo Paulo Freire, a leitura não é algo imposto ou obrigatório.

Sabe-se que uma boa formação nos anos iniciais é elementar na formação de alunos com futuro promissor e, consequentemente, proporciona a certeza de dias melhores para todos. Dessa forma, será reforçada a importância de meios para a apreensão do saber: revistas, artigos, sites, livros de estudiosos que em tal prática percebem uma defasagem a ser suprida. É um caminho árduo, contudo, necessário de ser trilhado.

2 O portal mágico das Letras

O universo das letras ignora as barreiras socioculturais existentes no mundo. Esse universo não visualiza cor, raça, etnia, classes socais nem muitas outras diferenças que o mundo “adulto” constrói. Concede, sim, o poder para transformá-lo. Ele também não cobra pelas viagens realizadas, seja ao redor do planeta ou interplanetária.

Tal universo oferece uma compreensão da realidade que prepara o ser para o futuro. Permite executar vários papéis e posições, desenvolvendo, internamente, o desejo por uma profissão, mesmo que esse venha muitos anos à frente. Ele também, tem o poder de auxiliar no enfrentamento dos temores que muitos alunos sentem diante do fato de mal conseguir decodificar silabicamente palavras e tropeçar frequentemente na leitura de uma frase, como expressou ao professor o aluno do 6º ano, turma D, Adauto Pereira Santos, 15 anos, dizendo que não concordava em fazer a leitura em voz alta porque os colegas que sabiam ler bem caçoavam dele depois da aula. Esse receio de fazer leitura em voz alta por falta de domínio das técnicas de leitura é uma realidade da Escola Adelvan C. Baptista com que os professores estão lidando todos os dias. Situação que, forçosamente, exige uma nova postura da Escola a fim de melhorar esse quadro lamentável. Por isso, fazer uso dessa habilidade, desenvolvida desde os primeiros anos escolares, potencializará o aprimoramento do aluno.

A leitura leva a criança ao mundo da aprendizagem prazerosa. Pois, com a apropriação das técnicas de leitura, o ônus do estudo não é sentido, embora o conhecimento esteja sendo transmitido e o ensino, realizado. É na leitura que a criança pode ser alcançada pelo saber sem um ensino tedioso.

A criatividade conduz a um portal com inúmeras metodologias que podem ser adotadas, tanto nos cinco primeiros anos como nos quatro anos finais do Ensino Fundamental. O uso de recursos como letras de músicas, danças, elaboração de jornal escolar, fábulas, textos dramáticos, peças teatrais, jogos, exposição de opiniões, literatura de cordel, descrição de lugares, criação de problemas matemáticos e exposição das soluções, texto de autorretrato, receitas, notícias locais e de conhecimento geral; curiosidades sobre animais, lugares e objetos; realização metodológica de experiências e invenções, catalogação de livros e obras literárias, interpretação de obras de arte, relatórios de visitação, passeios, comentários sobre filmes, desenhos, documentários, reportagens, cenários da natureza e culturais ... A leitura leva a mundos que, sem a imaginação, não poderiam ser alcançados. É ela que aproxima a criança das aquisições do entendimento e da compreensão, construindo, desconstruindo, renovando mundos, saberes, ideias e pensamentos. E essas aprendizagens não são propriedades exclusivas da disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos aprendem sistematicamente pelo esforço conjunto de todas as áreas do conhecimento sistematizado, abordado por todas as disciplinas escolares, especialmente produzido pelo compromisso coletivo dos professores das várias disciplinas a partir do sexto ano.

2.1 A Escola, os pais e o hábito de ler

A história da literatura infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com