TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Étnico Cultural

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO: Isabela Anastácio de Souza

RGM: 14040778                                                         

DISCIPLINA: Diversidade étnico cultural

NOME DO TUTOR: Rita

Os diferentes tipos de organizações sociais servem de instrumento compreensivo. A partir da segunda metade do século XIX, o espirito humano passou de uma fase subjetiva de conhecimentos para um conhecimento mais objetivo. Esta mudança de postura foi responsável pelo status de ciência conferido à Antropologia, cujo foram importantes para que a mesma fosse conhecida como ciência.

Primeiramente o Evolucionismo, que defende a existência de várias formas de evolução, teoria usada para explicar as alterações sofridas pelas espécies de seres vivos ao longo do tempo.

Já o Difusionismo veio em contra partida sobre as ideias do evolucionismo, dizendo que a mudança e o progresso culturais decorrem de contato ou de migrações, não sendo invenção independente.

No funcionalismo, para analisar uma sociedade era fundamental não compara-la com outras, pois poderia estar num grau evolutivo mais elevado, portanto, era fundamental entende-la como um todo integrado de relações e costumes e entender as formas culturais próprias.

Por fim, no estruturalismo, uma excelente resposta às demais teorias, que apesar de suas diferentes abordagens e ponto de vista, conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia. Levi Strauss, propôs o termo “pensamento selvagem”, cujo observo que sua teoria põe o homem primitivo no mesmo patamar do homem evoluído.

Concluo que nenhuma teoria é superior e ambas tem a mesma capacidade intelectual, rompendo com o preconceito.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (187.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com