TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS

Por:   •  26/4/2018  •  Monografia  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

[pic 3]

MÓDULO:

METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 60h

[pic 4][pic 5]

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E PRÁTICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Leia as Orientações Didáticas do fascículo e faça um resumo do que e como você pode aproveitá-las para seus estudos.

Para que o aluno da EAD tenha uma boa aprendizagem precisa-se de pesquisar, ter força de vontade, organização para facilitar as suas atividades, lendo e interpretando e discutir duvidas com os colegas para ter vários pontos de vista.

  1. Participar das demonstrações sobre a plataforma Moodle no uso de tecnologias

e metodologias ativas, nos primeiros dois encontros presenciais, pois as atividades práticas são obrigatórias para os cursos de licenciatura e recomendável para os demais.

Foram realizadas aulas praticas com os tutores e com o professor/tutor Argemiro.

  1. Reveja o Guia de Estudo e escreva sobre como você deve se organizar para ter bom desempenho.

Devemos nos organizar para ter um bom desempenho estabelecendo horários de estudos, acompanhando todo o material disponibilizado, refletir, questionar, propor soluções, interpretar, ouvir, falar e argumentar.

  1. Conceitue ambiente virtual de aprendizagem e liste os principais recursos disponíveis no AVA.

Na FAINSEP o ambiente virtual de aprendizagem oferecido ao acadêmico é o

MOODLE. A utilização dessa ferramenta é fundamental para o sucesso das atividades em EAD, uma vez que promove facilidades no processo de aprendizagem.

O Moodle é um programa de código aberto, voltado ao gerenciamento do processo de aprendizagem com aplicação acadêmica ou empresarial. É disponibilizado como software livre e pode ser instalado em ambientes operacionais como Windows, Linux e Mac, desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP.

Foi criado em 1999, na Austrália, pelo educador e cientista computacional, Martin

Dougiamas. Suas atualizações são feitas pela empresa dirigida por ele, a Moodle Pty.

Os principais recursos disponíveis na AVA são:

  • O fórum que é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito versátil. É um espaço onde há discussões de temas relativos ao conteúdo, com mediação.
  • Chat que permite uma comunicação escrita síncrona, em tempo real, entre professores e alunos. Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, ou para um bate-papo com um convidado, por exemplo. A sessão de chat pode ser agendada, com horário de início e fim. Os registros do chat ficam disponíveis para consulta posterior. Quando bem sucedido, pode ter impacto na aprendizagem.
  • O Glossário do Moodle é colaborativo, isto é, todos podem inserir itens. Permite aos participantes das atividades desenvolvidas no ambiente virtual criarem: dicionários de termos relacionados com a disciplina; bases de dados documentais ou de arquivos; galerias de imagens ou links que podem ser facilmente pesquisados.
  • Questionário que permite elaborar questões com diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.) e possibilita, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel. O criador tem apenas de construir a base de dados de perguntas e respostas. É ainda possível importar questões de arquivos txt, seguindo algumas regras.
  • Wiki é uma ferramenta que possibilita a construção de um texto conjuntamente, com vários participantes, onde todos podem editar e dar contribuições. Favorece a aprendizagem colaborativa, na medida em que é obrigatoriamente realizado em grupos ou parcerias.

  1. Qual é a importância da metodologia centrada no aluno e como ela acontece?

A importância da metodologia centrada no aluno é o conhecimento que é construído pelo individuo através da experiência subjetiva de viver essa realidade. A educação dever ser, portanto centrada na pessoa, criando condição para o crescimento pessoal, interpessoal e inter grupal. O aluno é necessário ter noções de sua concepção da personalidade, fundamento daquela teoria, dando separação do professor e do aluno no espaço, maior autonomia ao aprendente.

  1. Anote as 10 ideias mais importantes do fascículo que você pode aproveitar para seus estudos.

Idéias mais importantes que posso aproveitar são: Ter disciplina, organização, estar sempre motivado, ter dedicação, usar todos os meios da tecnologia, responsabilidade, saber interpretar, ser comunicativo, usar as ferramentas didáticas, desenvolver autonomia.

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O perfil do aluno da educação a distância é diferente do aluno da educação presencial? Aponte quais competências um aluno, que ingressa na EAD deve desenvolver.

Sim, a diferença primordial entre os alunos de cursos EAD e presenciais é a forma de lidar com o aprendizado.

Pelo próprio modelo do ensino a distância, o estudante é estimulado a ter uma postura mais ativa diante do conhecimento. Sem horário fixo de aula e sem a figura do professor presente o tempo todo, ele tem que “correr atrás” do conteúdo e assumir uma atitude mais participativa.

Já no presencial, o ritmo é outro. Com horários estabelecidos e professores em sala, há um modelo diferente de interação e de troca de conhecimento. 

As competências que aluno desenvolve ao ingressar na EAD é então aprender a se planejar, estar presente virtualmente, ter determinação, facilidade ao acesso à internet, organização, esforço, autodeterminação, atenção e concentração.

  1. Na EAD, o aluno tem o mínimo de contato como o professor. Defina aprendizagem autônoma e explique como o aluno da EAD adquire este tipo de aprendizagem.

Aprendizagem autônoma entende-se um processo de ensino e aprendizagem centrado no aprendente, cujas experiências são aproveitadas como recurso, e no qual o professor deve assumir-se como recurso do aprendente, considerado como um ser autônomo, gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de autodirigir e autorregular este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (320 Kb)   docx (868 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com