TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A MANUTENÇÃO DOS ESTÍMULOS EDUCACIONAIS

Por:   •  4/8/2021  •  Resenha  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

ATIVIDADE APLICADA

Cursista: Tábita Joselma da Silva

Disciplina: Ambientação em Educação à Distância

Professor:

Data da Postagem: 22 a 31/03/2021

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A MANUTENÇÃO DOS ESTÍMULOS EDUCACIONAIS

Ao considerarmos a Educação a Distancia (EaD) nos deparamos com diversos apontamentos que fazem referencia a sua aplicabilidade e utilização prática e principalmente quanto a sua eficácia, no que se  refere ao processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que a efetivação da EaD no cenário educacional ocorreu juntamente com a necessidade de meios alternativos de acesso a educação e posteriormente deu-se a popularização do seu acesso decorrido das possibilidades de meios de sua transmissão e principalmente com as evoluções tecnológicas que proporcionaram melhores qualidades, tanto de acesso, quanto de praticidade e de possibilidades, principalmente por propiciar hoje estabelecimento de interações precisas, rápidas e satisfatórias para seus usuários.

Entendemos hoje, com o apoio tecnológico, que a EaD proporciona respostas rápidas às possíveis dúvidas, além de oferecer diversos meios de estabelecer a comunicação entre aluno e professor, que não existia no de modo tão efetivo no seu princípio.

Como já dito, essa modalidade de ensino, como já era muito disseminada, antes dos efeitos provocados pela Pandemia, em nossa região, por exemplo, essa é muito utilizada no Ensino Superior. Tendo em vista o cenário desenvolvido desde o ano de 2020 e ainda atual, tornou-se mais evidente a sua necessidade e principalmente suas possibilidades para oferecer meios de interação entre escola, professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Dohmem, apud FOLTRAN, p.124 a “Educação a Distância nos é definida como uma forma sistematicamente organizada de autoestudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo apresentado”, sabemos que para sua efetivação há um acompanhamento pedagógico realizado pelos professores, no que se refere ao professores e alunos que não estavam familiarizados com essa modalidade de ensino, percebemos a sua aplicação e utilização prática, desde o ano passado até o presente momento. Na citação anterior, é importante destacarmos o termo “autoestudo”, que faz referência ao papel do aluno em se organizar nesse momento de aprendizagem, não obstante a essa colocação, percebemos o papel do professor como essencial nessa organização de estudo.  

Diante dessas colocações apresentadas, no que se refere à presença da Educação a Distância em sua aplicação, podemos reiterar essas disposições de aplicabilidade considerando que de acordo com a LDB o “ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais” BRASIL, 2017, p. 23, essa colocação citada se relaciona a uma descrição apresentada na LDB no que se refere ao Ensino Fundamental, trazendo essa indicação para nossa realidade, grande parte de professores e alunos dessa modalidade de ensino não estavam familiarizados com essa realidade, tão pouco preparados, entretanto com o desenvolvimento da pandemia, essa foi a saída mais adequada para continuidade de estudos.

Na prática, podemos destacar que em nossas vivencias profissionais, ainda que utilizássemos dos recursos digitais, computador, celular, professores e alunos não estavam preparados e educados a utilizá-lo, mas tornam-se evidente a tentativa, os êxitos e os pontos que podem ser corrigidos ou melhorados. Partindo desse pressuposto, podemos o observar que é necessária investir em um meio de inserção prática dos alunos aos meios digitais e principalmente facilitar o acesso de nossos estudantes a internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (129.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com