TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.421 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

No decorrer do nosso trabalho enfocamos a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais, ressaltando sempre que estes são esgotáveis e que a ação individual, coletiva e o processo de reciclagem juntamente com a higiene é de extrema importância para mudar a realidade de um ambiente e consequentemente do mundo. Observando a realidade do ambiente em que vivemos, sentimos a necessidade de esta socializando conhecimentos de grandes benefícios para o desenvolvimento intelectual e físicos , contribuindo assim para mudanças de hábitos dos educandos e posteriormente da comunidade.

Consideramos que a educação ambiental é um meio de contribuir para uma sustentabilidade saudável, onde deve haver a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um possibilitando um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vidas. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Partindo desse conceito, realizamos um diálogo com os alunos para expor o objetivo do nosso trabalho e através deste diálogo tentar descobrir alguns problemas ambientais que afetam a nossa comunidade e levantar hipóteses para tentar solucioná-los. Introduzido neste debate a importância das experiências individuais, pessoais e coletivas de cada educando em relação à educação ambiental e o seu modo de agir em casa, na escola e na sociedade. Durante o desenvolvimento do nosso trabalho nós professores reforçamos a nossa experiência pesquisando teorias fundamentadas neste assunto para buscar e elaborar subsídios que fizessem com que os educandos refletissem sobre a sua ação enquanto indivíduos autônomos, reflexivos, participativos e críticos perante os seus valores que seja eles culturais ou sociais. Possibilitando assim reconhecer que à ação de cada individuo que esteja interligada ao meio ambiente requer reflexão sobre as conseqüências que podem afetar á ele próprio e ao mundo e tendo esta consciência passará a ter novas atitudes afirmadas na valorização do próprio ser como natureza e não como parte dela.

INTRODUÇÃO

Considerando que a escola pública costuma receber um público heterogêneo e que para muitas crianças a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes e já trazem de casa valores culturais que são adquiridos através de famílias desiguais, pais separados, crianças educadas pelos avós, sociedade moderna, onde muitas vezes ocorrem conflitos de idéias que banalizam a ética da convivência social, decidimos desenvolver este trabalho com a finalidade de orientar e ampliar o conhecimento dos educandos quanto à educação ambiental para que se tornem cidadãos críticos quanto as suas opiniões e desenvolvam ações que possibilitem uma convivência saudável entre os seres humanos e a natureza. Portanto durante o desenvolvimento deste trabalho estaremos proporcionando momentos de leituras, reflexões, dinâmicas, teatros, desenvolvendo conceitos básicos de ecologia e formas de relacionamento ser humano e natureza propor coleta seletiva de lixo escolar no primeiro momento e em segundo momento tentar estendê-la para a comunidade, após organizar passeios pelo ambiente próximo da escola observando como é feito o recolhimento do lixo, após desenvolver trabalhos manuais com material reciclável, passeios observando a riqueza da fauna e da flora local, após esta observação estaremos realizando um debate sobre a riqueza da nossa diversidade e fazendo observações relacionadas aos problemas ambientais que afetam a nossa comunidade, pois acreditamos que valorizando estes conhecimentos adquiridos culturalmente pelos educandos estaremos motivando-os a desenvolver um trabalho de compreensão, sensibilização e ação sobre esta necessária relação integrada do ser humano com a natureza, adquirindo uma consciência da intervenção humana sobre o meio ambiente que seja ecologicamente equilibrada.

Percebendo a necessidade da educação ambiental em sala de aula, na tentativa de transformar as ações humanas para uma vivencia social melhor, entretanto incentivar os educandos a importância da reciclagem despertar a curiosidade de aprendizagem significativa que envolva a sua realidade e o constante contato com a natureza.

Os PCNS afirmam que a preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno – seu meio, sua comunidade – não é novidade. Ela vem crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil exemplo disso são atividades como os ‘estudos do meio’’. Porém, a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar explicitamente a expressão ‘ Educação Ambiental ’’ para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não governamentais, por meio das quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais.

Até mesmo porque, a maioria das pessoas não entendem íntima relação entre as atividades humanas e o ambiente, por ignorância ou informação inadequada acabam por não zelar do “ambiente” onde vivem afetando assim a natureza e sua própria saúde, pois sabemos que muitas doenças podem estar associadas á forma de como o lixo está depositado no ambiente,pois ele é fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismos nocivos a saúde humana. Neste sentido é importante sensibilizar as pessoas e envolve-las nos problemas ambientais para que percebam que podem desenvolver ações que melhore as condições de vida local, global e planetária. Portanto nós como educadores temos que trabalhar intensamente a integração entre ser humano e natureza para que toda a comunidade escolar se conscientize de que o ser humano é natureza e não parte dela, e que estes valores sejam repassados culturalmente. Nem sempre as pessoas estão preparadas para tais mudanças porém, elas tem resistência em mudanças, seja elas qual for.

É importante também salientar que não é fácil sensibilizar as pessoas com este trabalho de preservação ambiental, pois ela implica em mobilização por melhorias no ambiente. Quando o trabalho com o meio ambiente da certo provoca mudanças de comportamento pessoal e valores de cidadania que pode trazer importantes conseqüências sociais.

Pois segundo Guimarães no trabalho de conscientização é preciso estar claro que conscientizar não é simplesmente transmitir valores “verdes” do educador para o educando; essa é a lógica da educação “tradicional. é na verdade, possibilitar ao educando questionar criticamente os valores estabelecidos pela sociedade,assim como os valores do próprio educador que esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com