TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS O ATENDIMENTO EM CRECHE

Por:   •  8/9/2020  •  Resenha  •  3.493 Palavras (14 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Apesar dos grandes avanços em nosso conhecimento acerca de como um bebe se desenvolve desde antes do nascimento até a maturidade, neste pais estamos ainda longe de dar reconhecimento a importância dos primeiros 3 anos. Quando o livro foi escrito a maior parte do cuidado em creches para crianças com menos de 3 anos era oferecida a criança severamente desfavorecidas. Poucos eram os locais que ofereciam cuidado e educação no mesmo local não sendo a educação vista como parte do trabalho dos funcionários.

Este livro concentra-se nas crianças menores de 3 anos e tem por objetivo tornar essa mudança mais acessível mostrando como ela se relaciona com a pratica cotidiana nos centros de cuidado infantil tanto em nível administrativo quanto no contato direto com as crianças e pais. Todos os ambientes da creche podem dar uma contribuição significativa ao bem-estar emocional e a educação das crianças pequenas e também traz informações sobre a atendimento a essa faixa etária no reino unido. Um pensamento sensível e compreensivo precisa ser formado por um entendimento imaginativo das experiências

O cuidado adequado deve ser não somente educacional, mas também sensível e compreensivo  

Ser formado por um entendimento imaginativo das experiências e dos estados emocionais das crianças pequenas, especialmente quando estas estão separadas de seus pais.

A CRECHE NO CONTEXTO

O entendimento de que as experiências mais precoces das crianças afetam profundamente sua aprendizagem e seu desenvolvimento passou por um processo demorado de aceitação. No Reino Unido, todos os envolvidos querem dar o melhor de si, mas há uma óbvia cisão ideológica entre a perspectiva e as prioridades governamentais e as ideias dos que pesquisam e escrevem sobre a primeira infância ficando em primeiro plano ajudar as famílias a escaparem da pobreza e em segundo as experiências cotidianas das crianças. Outra força é o desejo de elevar o nível de educação para preparar para o mercado cada vez mais exigente.

Diferentemente dos construtores da política, as pessoas que trabalham com a primeira infância muitas vezes inspiradas por visitas e estudos procuram por modelos dinamarqueses, italiano

A divisão entre américa e Europa:

Locke afirmava que a mente de uma criança ao nascer é uma tabula rasa e que todos os conhecimentos eram adquiridos pela aprendizagem

Rousseau acreditava que em um ambiente apropriado as capacidades inatas da criança simplesmente se desenvolveriam.

Os avanços contemporâneos no estudo de desenvolvimento precoce do cérebro mostraram que o bebe já começa a aprender ainda no útero.

A criança como projeto: sucesso mensurado por indicadores como letramento precoce.

A criança como ser: implica o desenvolvimento autônomo da criança como indivíduo com seus próprios impulsos para aprender e crescer.

Os adultos têm um papel importante na modelagem do comportamento das crianças, mas eles podem escolher fazê-lo de forma autoritária ou cooperativa por meio de ordens ou negociações. Isso não se trata apenas de conveniência, mas sim do direito das crianças serem respeitadas.

Brincar é o trabalho das crianças, o brincar não depende da oferta de lugares especiais ou de brinquedos e representa apenas um elemento na promoção do desenvolvimento da criança, a preocupação e atenção por parte dos adultos pode ser mais crucial. Não obstante consideramos o brincar de enorme importância em qualquer centro de cuidado infantil. Quanto melhor for as oportunidades oferecidas as crianças, mas prazerosas serão as experiências. Todos os educadores que trabalham com o cuidado de crianças precisam entender a importância educacional de seu trabalho, para que as experiências das crianças sejam não somente satisfatórias mas promovam qualidades como curiosidade, criatividade, concentração e persistência

Em nossa cultura a chave educacional é o letramento. Por isso as crianças precisam ser apresentadas aos livros precocemente. Uma das coisas uteis que a creche pode fazer é estimular os pais a lerem para seus filhos.

Se as creches falharem em oferecer um ambiente educacional estimulante elas também o fizeram no que diz respeito às necessidades emocionais.

Tizard identificou a alta proporção de educadores para cada criança como essencial para um cuidado de qualidade, mas não é isso o suficiente, se cada criança não receber atenção individual dos educadores em diferentes momentos. Isso é essencialmente importante por conta de sua necessidade recorrente de cuidado intimo corporal e também de comunicação.

Os pais, sem dúvida são as pessoas mais importantes nas vidas de seus filhos, um fato que escolas e creches vieram a reconhecer lentamente. Até alguns anos traz havia uma cisão quase completa na maneira como as pessoas pensavam e escreviam sobre as crianças pequenas. Os livros de psicologia e os manuais de cuidado com crianças a ponto de que chegarem a excluir as outras relações ao passo que o treinamento de professores e cuidadores virtualmente ignorava a família da criança

Mas envolvimento e participação também são palavras que podem significar muitas coisas diferentes. Há o perigo de colocar todas as famílias na posição de clientes da assistência social, em lugar de pessoas utilizando um serviço.  O envolvimento não é visto como uma forma de permitir aos pais ter mais influência sobre as maneiras como seu filho é cuidado na creche, mas sim como meio de mudar o modo como se comportam em relação a criança melhorando suas habilidades parentais. O modelo que preferimos enfatizar a importância das relações de trabalho com os pais, no interesse do bem-estar da criança, mas reconhece totalmente a primazia da família no mundo da criança.

Os profissionais da primeira infancia devem partilhar da responsabilidade por reforçar a suposiçã de que a mãe é a primeira educadora devemos reconhecer que o desejo de trazer os homens para o mundo da primeira infancia reflete valores que a maioria das pessoas que escrevem sobre o assunto compartilha implicitadamente mas que outras não.

Não se duvida que o racismo e o sexismo com o atrofiamento de oportunidades que acarretam tem suas raízes nas experiências mais precoces das crianças.

Os educadores da primeira infância em todos os níveis precisam entender o contexto de transformação das políticas que está trazendo novas oportunidades e novos desafios para o seu trabalho. Entre as ideias e os valores nos quais se baseiam as abordagens da pratica descritas estão: promover o brincar criativo e de alta qualidade, integrar o cuidado e a educação, assegurar atenção individualizada e responsiva, envolver mães e pais e combater todas as formas de discriminação. Colocamos no topo da lista o compartilhamento, pelo estado e pelas famílias da responsabilidade de utilizar os melhores conhecimentos de que dispomos para educar e cuidar de nossas crianças menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com