TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DAO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Raquel Farias dos Santos Pires

8096751

[pic 2]

[pic 3]

POUSO ALEGRE

2019

PORTFÓLIO – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS E PSICOLOGIA DAO DESENVOLVIMENTO

O teórico Piaget estuda paralelamente o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem e consegue perceber a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social.
Processando o desenvolvimento por uma seqüência de estágios de complexidade crescente que engloba o gradual amadurecimento do organismo e a evolução da construção de estruturas ou esquemas de ação. Por meio da vivencia, em cada estagio, a criança amplia e conquista novas formas de interação com o mundo ao seu redor.

Os estágios do desenvolvimento cognitivo são: Estágio Sensório-Motor: que representa a conquista do universo pratico, através da percepção e dos movimentos. Estágio Pré-Operatório: que é uma preparação e organização das operações concretas; a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da linguagem. Estágio Operatório: as ações são interiorizadas e se constituem operações, o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação, é neste estádio que a criança é capaz de cooperar. Estágio de Operações Formais: que distingue entre o real e o possível.  Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.

Para Vygotsky, a aprendizagem implica na interação da criança com seu meio sociocultural, visto que a criança é um sujeito sociocultural. Na aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Este processo de mediação ou melhor dizendo os mediadores sempre vai estar entre o homem e o mundo real, estes mediadores são : Instrumentos e Signos.

A questão do aprendizado esta relacionado ao conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, caracterizada pela distancia entre o nível de desenvolvimento Real (etapa alcançada pela criança) e o nível de desenvolvimento Potencial, no qual a criança apresenta capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda do outro. Para ele é na Zona de Desenvolvimento Proximal que atua a intervenção pedagógica, pois é nela que a interferência dos outros indivíduos é mais transformador.  Vygotsky acreditava que o desenvolvimento humano é sócio-histórico, ou seja, que, nesse caso, as características da infância mudariam de acordo com a cultura e o momento histórico.

Entrando nos estudos do desenvolvimento humano, aprendemos que existem três fases na infância. A primeira delas trata da infância, que, segundo varias teorias, pode ser divida em primeira infância (zero a dois anos), segunda infância  (anos pré-escolares) e terceira infância (anos escolares).

Dentre as três fases a segunda fase, tem um papel fundamental na vida do homem. Tem inicio após os dois anos de idade da criança quando ela começa a usar uma linguagem oral, começa a desenvolver  uma melhor locomoção e um melhor entendimento do que acontece, indo até aos 12 anos aproximadamente quando se inicia a pré-adolescência.
Nesse segmento e nessa idade, desenvolvem as habilidades psicomotoras, a aquisição da linguagem oral e a evolução do pensamento, são aspectos de grande importância para esse avanço. Além de obter os conceitos cognitivos e psicológicos, ampliando sua eficácia em seus respectivos progressos fundamental para a conquista do aprendizado e maturidade.
E nesta fase, elas tem diversas conquistas como; adquirir o conceito de esquema corporal, entre: olhos, nariz, boca, braços e pernas. Com a representação corporal elas passam a possuir a noção de lateralização, que possibilita a percepção sobre sua direita e esquerda, e do corpo aos objetos.
Adquirem, a estruturação espaço-temporal, que permite a tomada da consciência da situação do corpo com o meio ambiente (pessoas e objetos). Dentre diversos fatores e benefícios fundamentais e de suma importância para o seus respectivos desenvolvimentos, motores, psicológicos, cognitivos, etc.

Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, onde os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com