TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: Goiânia

CURSO: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação e Jovens e Adulto, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

LUCIANA BARBOSA TEIXEIRA SANTOS

RA 9918007265

“A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO”

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Silvana Batista

GOIÂNIA/GOIÁS

19/11/2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: Goiânia

CURSO: Pedagogia

Disciplinas norteadoras: Didática da Língua Portuguesa, Educação e Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais.

LUCIANA BARBOSA TEIXEIRA SANTOS

 RA 9918007265

“A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO”

[pic 2]

Desafio profissional apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento do Curso de

GOIÂNIA/GOIÁS

19/11/2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................4
  2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO....................................5
  3. APRESENTAÇÃO DA PALESTRA ESTRUTURADA.......................................6
  4. CONCLUSÃO...........................................................................................7
  5. REFERÊNCIAS..........................................................................................8
  6. ANEXOS..................................................................................................9

1.INTRODUÇÃO

O presente projeto intitulado "A EDUCAÇÃO E O MUNDO DO TRABALHO NA EJA”, cujo objetivo é tornar receptivo o aluno EJA para a auto formação por meio de discussões sobre o seu papel em uma sociedade capitalista e globalizada, competitiva e desenvolver uma pesquisa acerca de quais são os fatores determinantes de sucesso e/ou de fracasso na implementação de uma proposta educacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à preparação para o mercado de trabalho.

O presente projeto visa à formação dos alunos EJA em indivíduos autônomos e com capacitação profissional e com entendimento da realidade social, da organização econômica, e culturalmente próxima a realidade do cotidiano, o projeto escolhido para ser trabalhado foi pensado para estar ao alcance e mais próximo do mercado da convivência dos educandos para nele serem inseridos e para poder atuar de forma efetiva  visando à transformação própria, visando ampliação de sua renda e também de modificação  da sociedade em à qual pertence em função dos interesses sociais e da coletividade.

Para a efetivação desse projeto real e não utópico, torna-se necessária a participação ativa de todos os envolvidos no processo, a busca do conhecimento necessário para lidar com o novo, bem como a interesse para o crescimento constante.

Portanto, para ter sucesso neste projeto pensado ao longo deste trabalho, é importantíssimo compreender entre outras questões, que a Educação e o Mundo do Trabalho na Educação de Jovens e Adultos tem um público alvo diferente que já entende que a educação prepara e qualifica para o mercado de trabalho e modifica realidades, proporciona a realização de sonhos, promove esperança, insere na sociedade, promove dignidade e maior qualidade de vida.

Todo o método utilizado leva em consideração o conhecimento acumulado ao longo da vida do alunos da EJA, pois cada sujeito é autor de sua própria história e a formação é sempre continuada.

Assim é oportunizado ao educando EJA possibilidades de agregar conhecimento e despertar o profissional que há em cada um, além de fazer perceber através de um novo olhar que estes jovens e adultos, podem fazer a diferença como agentes, assumindo uma nova postura na sociedade.

  1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇAO

O Projeto de Intervenção (ANEXO I) apresenta uma proposta de trabalho a ser desenvolvida na escola cujo objetivo principal é relacionar o conteúdo desenvolvido na sala de aula com as práticas presentes no mundo do trabalho.

O projeto de panificação foi desenvolvido em parceria com a “Panificadora Nosso Pão” com a pretensão de transformar os alunos da turma EJA em padeiros profissionais. O projeto viabilizará aos estudantes materiais de panificação, administração financeira e também de cidadania.

O curso será dividido em módulos que terá como base a construção do conhecimento em panificação assim como gestão financeira e cidadania. Serão oferecidas aulas teóricas, aulas demonstrativas, aulas práticas, vídeo-aula e palestra. Será possibilitado também uma visita à Panificadora Nosso Pão para que possam conhecer todo o funcionamento e organização de uma panificadora.

 As oportunidades consistem em oferecer trabalho, aprendizagem e meios que venham disponibilizar o sustento de suas famílias, a proteção de suas vidas, sua dignidade e a justiça social para todos.

A ideia é que isso não fique só nos cursos e papéis, mas que haja produção de emprego e geração de renda para os jovens e adultos envolvidos

O mundo dos nossos alunos da EJA é definido a duas alternativas: estudar ou trabalhar. Por esse motivo, este projeto busca focalizar o empreendedorismo/profissionalização como visão de alternativas de sua inserção no mercado de trabalho, sem perder de vista o conhecimento que dará acesso a esse mundo. É importante essa abordagem visto que o aluno perceberá a importância da sua formação escolar e se sentirá motivado a continuar com seus estudos. Através de projetos interdisciplinares, o aluno poderá demonstrar a possibilidade de construir um currículo identificando-o com a vida real, estabelecendo a relação de sala de aula com uma sociedade mais ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (284 Kb)   docx (120.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com