TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E OS JOVENS

Por:   •  23/10/2018  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO E OS JOVENS

Autor: Djanira Dalva Cabral da Silva

Estudante de pedagogia

Destinatário: professor/tutor

Artigo: Começar Pelo Começo: O Que Temos A Oferecer Aos Jovens?

Autor: Luís Carlos de Freitas (professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp) – Revista Caros Amigos – Especial Educação, junho 2011.

A educação tem lugar garantido quando se fala de formação de mão de obra na sociedade, mas educadores nem sempre participam da elaboração dos projetos educacionais.

Diz-se que os educadores não são objetivos e vivem de ideologia. A educação no Brasil sofre com os reformadores empresariais que acham que a educação só precisa formar para o mercado de trabalho. Já para os educadores, a educação vai além da formação para o trabalho, ela busca desenvolver a capacidade física e mental do jovem não só para o trabalho, mas para a vida em sociedade.

O autor destaca que não existe um ensino de qualidade voltado para todas as classes, e que a grande maioria que é formada por jovens de baixa renda, acabam sem opção pois não existe um projeto educacional no qual se desenvolva a capacidade intelectual, emocional e criativa dos jovens.

No Brasil, à camada pobre da sociedade, só resta o ensino básico e se conformar e aceitar tal imposição, enquanto que os mais abastados cursam um ensino de qualidade.

    Para Marx, citado em GOMES (1985, p.34), ‘’a educação é peculiar no sentido de que [...] de um lado, é preciso que as circunstâncias sociais mudem para que se estabeleça um sistema adequado de educação, mas, de outro lado, é necessário um sistema educacional adequado para produzir-se a mudança das circunstâncias sociais.’’

O autor conclui que a educação é direito de poucos e que as camadas populares somente veem que uma educação de qualidade é só mais uma promessa para um futuro distante.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com