TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS

Por:   •  26/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM ALEGRETE

CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA

EDUCAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS

GABRIELLI BASSO

ALEGRETE

2021

O QUE TEM SIDO FEITO EM TERMOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA QUE A SUPOSTA FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES DO ENSINO COMUM NO QUE TANGE AO ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA SEJA SUPERADA?

  Acredito que o trabalho desses professores está cada vez mais pensado na adaptação no seu plano de ensino, olhando para as competências dos seus alunos, e não focando somente em as suas limitações. Respeitando sempre o seu tempo. A formação tem se mostrado preocupada em novas formas de aprender e agir para atender as necessidades dos alunos. A preocupação está na formação de mediadores no processo de construção de significados aos conteúdos passados a esses alunos.

  Esse professor deve conter pelo menos com um conhecimento mínimo exigido, sobre esse tema, pois haverá sempre a possibilidade de trabalhar com crianças com dificuldades. E também professores que possam ajudar auxiliando diretamente esse docente na busca do trabalho de qualidade com as variadas necessidades especiais.

  As tecnologias assistivas e a sala multifuncional estão juntas com o professor nesse processo de ajuda, e são as principais ferramentas para que os professores atuantes e futuros atingam o sucesso em sala de aula. As mesmas serão usadas no sentido de minimizar as limitações desses alunos na resolução das suas atividades. E o futuro professor esta vindo com o pensamento de idealizar essas ferramentas como indispensáveis para que a educação inclusiva possa acontecer nas escolas. E com esse novo pensamento o docente será ainda mais capaz de adaptá-las para uso em sala de aula.

  Os professores se tornaram pessoas criticas e observadores em relação a sua pratica pedagógica. Aprendem a olhar para os seus erros e questionar sobre atividades que realmente não iram trazer benefício algum para os nossos alunos. E comparar entre a teoria e a pratica, se as atividades impostas serão de valia para desenvolver as habilidades de nossos alunos.

  Esse professor não tem a idéia de negação e resistência no sentido de não conseguir fazer a mudança. A educação inclusiva, graças aos esforços desses docentes já é realidade no ensino regular.

- COMO OS CURSOS DE FORMAÇÃO TÊM PREPARADO O FUTURO PROFESSOR DA CLASSE COMUM PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA?

  Nos cursos a inserção de disciplinas voltadas à inclusão e educação especial está tornando possível o preenchimento dessa lacuna entre a exclusão das crianças.  Essas disciplinas serão trabalhadas desde o início até o final de sua trajetória, possibilitando a formação e aquisição de conhecimento sobre essa educação inclusiva. Trabalhando o estudo das deficiências e mostrando suas características e condições específicas.

  Penso que o curso de formação tem capacitado os seus alunos na questão de agir como agentes transformadores na perspectiva de educação de seus alunos. Essa formação tem ajudado para que esse professor atue com uma mudança não somente em relação à educação inclusiva, mas também na sua própria reflexão enquanto seres capazes de fazer a inclusão acontecer. É preciso se mudar como um todo para que assim consiga transformar a sua pratica pedagógica.

  Educar em mundo com uma diversidade gigantesca exige que esse professor direcione os seus estudos a práticas que valorizem as diversas diferenças que iram encontrar em sala de aula. A questão do conteúdo  apresentado a esses alunos e como será desenvolvido dentro da sua pratica docente.  

QUAL E O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA? 

  A universidade vem com o dever muito grande frente às políticas de inclusão. Pois através de muita pesquisa, treinamento e preparação esses futuros professores possam então entender ainda mais sobre os direitos que seus alunos possuem. E entendendo sobre os seus direitos o professor possa correr atrás da melhoria do ensino nas escolas, para que as propostas de uma nova educação saiam do papel e seja realmente posta na pratica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com