TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.568 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

conclusão ...............................................................................................................10

Referências................................................................................................................11


INTRODUÇÃO

Este trabalho de produção textual em grupo tem como base os assuntos abordados no eixo temático “a utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino”. Será analisada a utilização das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas voltadas para as práticas pedagógicas nas instituições de ensino, com a finalidade de refletir sobre a importância do uso das tecnologias (acesso à internet, sala de informática, recursos audiovisuais e softwares voltados para práticas inclusivas).

Será abordado o desenvolvimento tecnológico, no sentido de que as novas tecnologias sejam vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo educacional, como dinamizadora no processo de ensino e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem, refletindo sobre o uso das novas tecnologias para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

O presente trabalho busca uma reflexão destes novos recursos tecnológicos frente ao desafio da aprendizagem em nossos dias, frente ao desinteresse dos alunos em de fato, se dedicarem ao estudo mesmo diante das facilidades ofertadas em dias atuais.

.


2. DESENVOLVIMENTO

Segundo o texto “Tecnologia ou Metodologia” publicado na revista Pitágoras em dez/2013 pela autora Giane Perez Pirozzi é retratado uma serie de métodos utilizados no processo educativo visando à tecnologia e o aprendizado adquirido pelo aluno. Atualmente os alunos estão inseridos em um ambiente tecnológico e virtual.

Tecnologia é tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida. Na educação temos algumas tecnologias que permeiam o trabalho pedagógico como: o livro, o lápis, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, as enciclopédias..., numa evolução e numa perspectiva mais recente: os computadores, e-books, as esferográficas, a lousa digital, o notebook, os projetores multimídia, os sites da internet, etc. Portanto "tecnologia" nada mais é do o aprimoramento de técnicas envolvendo um conjunto organizado de conhecimentos que facilitam e aprimoram a vida do ser humano.

Já Informática é apenas uma área da tecnologia, talvez uma das mais evidentes e importantes, por isso pode-se observar que a tecnologia, muitas vezes, acaba sendo confundida com a “informática” o que vem a ser um equívoco, sendo esse pensamento reforçado por muitos professores. Hoje tudo que remete a tecnologia inevitavelmente remete a informática ou a "tecnologia da informação". Hoje os avanços tecnológicos não seriam possíveis sem a existência da informática e avanços computacionais, como a inteligência artificial por exemplo.

Portanto o professor, numa perspectiva de pesquisador, é o profissional que como exemplo para seus alunos, não pode deixar de estudar, se aprimorar e conhecer e dominar as novas tecnologias, objetivando tornar suas aulas mais atrativas e motivadoras, resgatando a atenção dos alunos e fazendo com que os mesmos se interessem pelo conteúdo de sua matéria. De acordo com (TIBA, 2006) É preciso entender que atualmente o professor não é a única fonte de aprendizagem: O professor deixou de ser o responsável único e exclusivo de informações, porque os alunos estão conectados a televisão, canais a cabo, internet, multimídia. E aos poucos jovens que ainda não estão globalizados, falta mais oportunidade do que desejo pelo aprender.

Para MORAN, (2007) as tecnologias são meio, apoio, mas com o avanço das redes, da comunicação em tempo real e dos portais de pesquisa, transformaram-se em instrumentos fundamentais para a mudança na educação.

Nos dias de hoje os alunos estão inseridos em um ambiente tecnológico e virtual.

PERRENOUD, (2000) nos traz que as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes e com mais intensidade em todos os âmbitos da sociedade e a escola não pode ficar alheia a essas mudanças. Faz-se necessário incorporar no cotidiano escolar as modernizações, as inovações e o que se tem de mais atual no mundo contemporâneo. Hoje, mais do que nunca, o profissional do futuro necessita ter a competência de saber utilizar as novas tecnologias em seu favor.

A informática está disponível para que pessoas leigas possam fazer uso deste recurso, tendo uma pessoa capacitada para lhe ensinar em um determinado tempo. Reforçando o pensamento de Tiba.

Podemos dizer que os professores do século XXI tem uma luta constante a ser vencida, sendo eles a geração antiga X a nova geração sendo os alunos ao qual dominam a tecnologia atual.

A tecnologia é algo benéfico, pois ela é capaz de auxiliar os trabalhos diários e o cotidiano de cada ser humano. Porém se faz necessário a dissociação entre técnica de tecnologia ZAWISLAK apud PERINI, (2009), "técnica é a ação ou conjunto de procedimentos e de objetos que constituem uma atividade, não incluindo, porém, o estudo das razões de funcionamento da suposta ação". Nesta mesma perspectiva tem-se Freitas apud PERINI, (2009), mencionando que: "tecnologia é a técnica evoluída, fruto de ideias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram modificadas, atualizadas e aprimoradas".

De acordo com essa visão pode-se dizer que a tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano. Assim, observamos que a tecnologia existe desde a existência do homem, pois ele usava técnicas naturais para sobreviver.

No entanto, sabemos que adquirir informações não significa construir conhecimentos. Para tanto, é necessário que o aprendiz atribua significados já existentes, às novas informações adquiridas e assim, processá-las, interpretá-las e transformá-las em conhecimento. Face um mundo em mudanças, “imprevisível e sujeito a tantas variações e a tanta criatividade” MORAES, (1997, p. 136), é necessário que a educação seja compreendida como um sistema vivo – em processo que troca energia com o meio, em que o conhecimento está em constante construção mediante interações, transformações e enriquecimento mútuos. A educação deve resgatar o sujeito-aprendiz como um ser integral, um ser que pensa, que sente, que intui, que capta e expressa o mundo mediado pelo corpo que tem linguagens próprias. Uma alternativa para transformar o aluno em protagonista, no sujeito-aprendiz que constrói e reconstrói conhecimento e encontra sentido naquilo que está aprendendo é usar as tecnologias de informação e comunicação na educação. Sem dúvida, o grande desafio não será aprender a usar a tecnologia, mas usar a tecnologia para aprender, e assim, para se desenvolver como ser humano e viver uma vida de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com