TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2019.2

Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar

Coordenador (a): Profª. Drª. Rosana Glat

Aluno (a):

Matrícula:

Polo: Magé

Prazo para postagem na plataforma – 13/10/2019

  1. No texto da aula 6 sobre “Dificuldade de aprendizagem” são apresentadas algumas estratégias que o professor pode incluir na sua prática, que poderão minimizar ou evitar que alunos apresentem dificuldades para aprender. Cite e exemplifique duas dessas propostas apresentadas na aula. (30 pontos)

Resposta:

Algumas sugestões que podem minimizar ou mesmo evitar o aparecimento de dificuldades de aprendizagem:

  • Colocar-se na ótica do aluno.

O professor pode se colocar na ótica do aluno por levar em consideração seus conhecimentos prévios sobre o assunto abordado, ter a ciência de que cada aluno aprenderá de sua forma e para isso é necessário verificar o que os alunos sabem e o que não sabem, por talvez, pedir que expliquem da sua maneira o que entenderam e assim perceber se atingiram o objetivo da aula, mostrando desta forma interesse sincero pelo aluno.

  • Planejar e organizar situações de aprendizagem conversando com os alunos, despertando e /ou assegurando o interesse da turma.

É de suma importância que o professor traga atividades que despertem o interesse do aluno, que o assunto faça sentido e faça parte do cotidiano do aluno, por isso que o professor tem que adaptar suas aulas de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos. Para que isso aconteça é necessário que o professor mantenha um diálogo com os alunos e os conheçam.

  1.  Com base no conteúdo da aula 7 sobre "Inclusão escolar de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem”, defina, com suas próprias palavras, demonstrando seu entendimento sobre o que são distúrbios de aprendizagem. (30 pontos)

Resposta:

Os distúrbios de aprendizagem acontecem quando há uma falha no sistema nervoso central e as informações recebidas não são processadas corretamente.

Segundo (LDA, 2005), os distúrbios de aprendizagem correspondem a um transtorno neurológico que afeta um ou mais processos psicológicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem falada ou escrita, podendo se manifestar em uma dificuldade em ouvir, organizar o pensamento, ler, escrever, soletrar, e/ou calcular. As principais características de distúrbios de aprendizagem mais frequentes são: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia, outros transtornos que também podem interferir negativamente no processo de aprendizagem são o transtorno do processamento auditivo e o déficit de atenção e hiperatividade. Às vezes, por falta de conhecimento, problemas pedagógicos e psicológicos são confundidos com distúrbios de aprendizagem, por isso, vale ressaltar que os problemas de aprendizagem estão relacionados a um aspecto do funcionamento orgânico do indivíduo.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/disturbios-de-aprendizagem/53484

  1. Com base no conteúdo da aula 8 sobre “Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual”, elabore uma atividade de aula para uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a existência de um (a) estudante com deficiência intelectual: (40 pontos)

Resposta:

Planejamento de atividade didática

Ano de escolaridade: 4º ano

Conteúdo:

  • Conhecimento básico sobre teatro;
  • Trabalho em equipe;
  • Montagem de uma cena de teatro simples e prática;

Objetivo:

  • Incentivar o interesse pelo teatro;
  • Explorar a expressão corporal;
  • Trabalhar em equipe

Tempo: 1 hora

Descrição da Atividade:

Primeiro momento: Conversar com a turma sobre o que é teatro, levando em consideração seus conhecimentos prévios sobre o assunto;

Segundo momento: Separar em duplas e propor uma atividade onde explorarão o espaço físico da sala. Em cada dupla, um fechará os olhos e o outro guiará para que através do tato sinta cada detalhe da sala;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com