TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar

Por:   •  9/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Avaliação Presencial 1  (AP1) – 2020.1

Data: 13/04/2020 até 19/04/2020 (prazo final de postagem)

Disciplina:Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar

Coordenadora(o): Prof.ª Drª Rosana Glat

Aluno(a):

Matrícula:                                 Polo:                                  

 Aulas referência:

Aula 4: Acessibilidade ao Currículo

Aula 5: Flexibilização Curricular na Educação Inclusiva

Aula 6: Dificuldade de Aprendizagem

  1. Leia atentamente as afirmativas abaixo e faça o que é pedido: (100 pontos /25 pontos cada acerto) (Escrever em até 20 linhas).
  1. A flexibilização do currículo pode ser realizada de diferentes formas:

a.1 - na organização da sala de aula;

a.2 - nos objetivos e conteúdos programáticos;

a.3 - nos procedimentos didáticos e/ou

a.4 -  no modo de avaliar;

  • Escolha um desses quatro aspectos, e explique, exemplificando, como o professor pode realizar essas modificações e favorecer a aprendizagem e participação de alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.

O acesso a uma educação inclusiva diz respeito a todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconômica, que precisam de uma educação especial e flexibilizada, proporcionando ao estudante melhores condições de aprendizagem garantindo o seu direito à diferença no currículo. E para isso, é necessário que os limites de cada um sejam respeitados. Um aluno poderá ter seu modo de avaliar flexibilizado de forma particular, considerando a sua especialidade, estabelecendo alguns mecanismos que visem minimizar tensões e estresses. Adotar um ritmo diferenciado na realização das avaliações, de forma que os educadores consigam desenvolver o conhecimento e identificar os resultados, sempre atendendo às necessidades de cada um. A avaliação deverá ser acolhedora e mais confortável possível para o aluno. Para um autista, por exemplo, a preocupação é em não descontextualizar as atividades. Organizar uma rotina onde as atividades que o aluno realizará sejam antecipadas e articuladas com diálogos e aulas através de fotos do ambiente, de pessoas e objetos que ele encontrará. Com perguntas curtas e objetivas das avaliações e, se necessário, mediado por um auxiliar de apoio para a sua compreensão das questões.

b) Existem vários fatores que podem levar uma criança que não tenha uma deficiência ou comprometimento orgânico a apresentar dificuldades de aprendizagem e até mesmo insucesso escolar. 

  • Imagine que você detectou esta situação em um aluno seu.  Aponte um fator que poderia estar causando o problema. Em seguida, descreva duas ações você tomaria na sua prática pedagógica para melhorar o desempenho do aluno e evitar que ele se tornasse um caso de fracasso escolar.

As dificuldades de aprendizagem na escola podem conduzir o aluno ao fracasso escolar. E devemos considerar que esse insucesso escolar também pode ser considerado como um fracasso da escola por não conseguir atender com a pluralidade dos seus alunos. Vários são os fatores que levam um aluno a apresentar esse problema e a questão socioeconômica interfere diretamente no seu cotidiano escolar. Muitas vezes, a criança tem a necessidade de ajudar em casa com trabalhos domésticos e, até mesmo, trabalhando na rua para contribuir com o sustento da família, gerando uma dificuldade no seu aprendizado devido ao seu cansaço e, consequentemente, desmotivação. É preciso que o professor construa e reconstrua vínculos novos e tenha consciência da importância de criá-los com seus alunos através das atividades cotidianas. Levar em consideração a experiência de vida de cada um para dentro de sala de aula faz parte do processo. Uma ação seria organizar atividades em grupo fazendo com que as crianças tenham mais autonomia e, assim, ficar com o grupo que possui maior dificuldade. Outra ação seria organizar grupo de apoio no contraturno proporcionando um espaço acolhedor e afetuoso, além de conversar com a família no intuito de entender as dificuldades e acompanhar a evolução da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com