TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/1/2020  •  Exam  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Aponta que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas características. Os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem ter: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente; • oportunidades para o contato social e para a privacidade com áreas planejadas para o trabalho coletivo e para o individual.

Como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil?  Apresente características. Para as crianças de 0 a 3 anos, o espaço deve ser criado atendendo ao desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento, alimentarem-se, tornarem banho, repouso e prática de atividades essenciais para as fases.  As crianças de 1 a 5 anos devem circular em um espaço que contemple o desenvolvimento por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e demais formas de expressão.  

 O que é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)?  Descreva suas principais características (pelo menos duas).  Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil foi à primeira proposta apresentada para a educação infantil. Não é um documento de caráter obrigatório que deve ter na educação infantil.  Apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizadas para diferentes faixas etárias entre zero e seis anos.  No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos.  As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem.

 Apresente a característica geral dos estudos de Jean Piaget e sua contribuição para a compreensão d o desenvolvimento cognitivo das crianças. Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é diferente da lógica do desenvolvimento do adulto, Sua teoria está fundamentada na noção de equilibração, pois o desenvolvimento cognitivo do individuo ocorre por meio de desequilíbrios e equilibraçoes constantes.                                                                                                                                                                                                                                        

Como se caracteriza a organização dos espaços de educação infantil?  A organização do espaço depende de um planejamento técnico que envolve estudos de viabilidade, da definição de características ambientais e da elaboração de um projeto arquitetônico com uma proposta pedagógica que fundamenta a ação educativa realizada nos espaços.                                                                                                                                        

Aponta que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover alguns aspectos. Cite um e apresente suas características. O espaço deve ser criado de forma a incentivar o desenvolvimento pleno, permitindo a elas explorarem o movimento. Para esses espaços devemos pensar nas cores das paredes, na iluminação, no piso Próprio e no acesso e circulação das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com