TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/3/2021  •  Artigo  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Curso de Licenciatura de Pedagogia[pic 2]

Trabalho de Conclusão de Curso

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Mislainny Aires de Medeiros

                                                                        Orientador: Prof.º José Lima 

Cidade Ocidental-GO

  2020

MISLAINNY AIRES DE MEDEIROS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura de Pedagogia do Instituto Fraga como requisito básico para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

                               Orientador: Prof.º José Lima

                                                                                                   

Cidade Ocidental-GO                                                                                                                        

 2020

RESUMO - Este artigo tem como objetivo de mostrar a importância da Ludicidade para a Educação Infantil e um tema que já existe muitos estudos e pesquisas, mas refletimos que ainda se faz pertinente debater sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na educação infantil, tenha visto que por acasos a educação infantil chega ressaltando por uma precoce escolarização das crianças.

No entanto, referimos algumas propostas de atividades lúdicas com o intuito de orientar o educador à importância do lúdico para o desenvolvimento da criança, mostrando assim, propostas de atividades dentro dos eixos temáticos. Observamos neste artigo que o lúdico vem como intermediário no processo de ensino aprendizagem da criança facilitando a assimilação dos conteúdos e ajudando na formação motora, linguística, musical, espacial e no relacionamento interpessoal.

Palavras-chave: Lúdico.  Educação Infantil.

ABSTRACT - This article aims to show the importance of Playfulness for Early Childhood Education and a topic that already exists many studies and researches, but we reflect that it is still pertinent to debate about the importance of playfulness for the development and learning of children in early childhood education, has seen that by chance, early childhood education comes to the fore due to an early schooling of children.However, we refer to some proposals for playful activities in order to guide the educator to the importance of playfulness for the child's development, thus showing proposals for activities within the thematic axes. We observed in this article that playfulness comes as an intermediary in the process of teaching the child's learning, facilitating the assimilation of contents and helping in motor, linguistic, musical, spatial and interpersonal relationships.

Keywords: Playful. Development. Teaching Learning. Child education.

1 - INTRODUÇÃO

Este artigo tem como finalidade de refletir como as atividades lúdicas favorecem a construção do conhecimento das crianças na educação infantil e ainda ajuda nas estratégias dos aprendizados educativa.

Deste modo, a discussão cometida neste trabalho está mencionada a uma pesquisa, cujo foco da pesquisa estar voltada para a questão da importância do lúdico, mais especialmente para as práticas educativas na educação infantil.  A questão da importância do lúdico na educação infantil parece previamente um tema inequívoco, de conclusão fácil. Mas, adquirir a atividade lúdica como um instrumento norteador do trabalho docente, requer mais que um transcurso bem estruturado, pois é uma obrigação que precisa ser assumido por todos os professores de educação infantil.

Diante da importância da ludicidade no processo educativo, ocorrem alguns questionamentos: Dentro de um processo educativo será possível trabalhar a ludicidade na educação infantil? Qual a importância que o professores darás ao lúdico como uma ferramenta pedagógica? A metodologia usada neste artigo foi uma pesquisa bibliográfica com apoio em livros, artigos e revistas científicas de internet de diversos autores referente o tema abordado.

  1. Delimitação do tema

A importância de trabalhar o lúdico na Educação Infantil para a aprendizagem das crianças.

  1. Problematização

De que maneira  o lúdico influência no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças na Educação Infantil?

  1. Justificativas

A importância de utilizar a ludicidade como recursos pedagógicos na Educação Infantil para a aprendizagem das crianças. Os jogos lúdicos ensinam conteúdos através de regras e possibilita a exploração do ambiente em sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.

Portanto, conclui-se por meio das atividades lúdicos, a criança se comunica consigo mesma e com o mundo onde está inserido, aprende respeitar o outro, a obedecer comandos, estabelece relações sociais e constrói conhecimentos se desenvolvendo integralmente.

  1.  Objetivo geral: 

Identificar as contribuições e a importância do lúdico no ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil.

  1. Objetivos específicos:

  • Analisar a importância do lúdico no ensino aprendizagem das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho.
  • Analisar e identificar o papel do  lúdico  no âmbito escolar;
  • Identificar as contribuições do lúdico no processo de ensino aprendizagem.

 

  1.  CONCEITO DE LUDICIDADE

 

De acordo com Huizinga (2001), a palavra “lúdico” tem sua origem na palavra latina ludus que abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações, os jogos de azar entre outras atividades que expressem liberdade de ação e que proporcionem prazer. A evolução semântica da palavra "lúdico", entretanto, não parou apenas nas suas origens e acompanhou as pesquisas de Psicomotricidade. Nas pesquisas de Psicomotricidade, por exemplo, o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano, de modo que a significado deixou de ser o simples sinônimo de jogo, visto que as implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo (ALMEIDA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com