TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

       Pesquisar é o ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Na Educação, a pesquisa deve ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” a respeito de um determinado assunto, relacionando as informações obtidas ao conhecimento de mundo. Dois fatores são essenciais para que isso ocorra: o aluno deve ser sujeito da educação e o professor, o mediador desse processo.

       Alguns imaginam que esse desafio começa apenas na fase acadêmica, quando o estudante é levado a produzir textos próprios, sobretudo uma monografia ou tese. No entanto, essa prática deveria começar desde cedo. Grande parte da defasagem do ensino se dá pelo fato de que os alunos são forçados a repetir o que está nos livros, sem muitas vezes encontrar significado para isso. Consequentemente, outro fator que traz grandes dificuldades no momento de redigir textos acadêmicos é falta do hábito da escrita. Escrever é um hábito que vai sendo aprimorado no seu exercício contínuo.

       Este trabalho tem o propósito de mostrar a importância da pesquisa ser trabalhada desde o Ensino Infantil, quanto ao Ensino Fundamental; existem coisas que, quando são aprendidas desde cedo, fazem enorme diferença por não deixar lacunas na formação do indivíduo.

Educação Infantil e Educação Fundamental

        É de suma importância termos conhecimento da trajetória da educação infantil para que melhor compreendamos da realidade atual. Ao se realizar uma pesquisa histórico pedagógico com a finalidade de extrair fundamentações teóricas sólidas que nos possibilitem uma reflexão crítica das tendências pedagógicas que tem norteado a prática da educação de crianças de zero a seis anos, poderemos, desta forma, alicerçar nossas opções e posicionar nossa trajetória.

       A educação infantil trata-se de uma fase fundamental no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança e, consequentemente, na vida do indivíduo de uma forma geral, que, não obstante, é frequentemente encarada como um período apenas preparatório para a escola ‘’ de verdade’’ ou para o que de realmente importante está por vir, porém atualmente vive-se um momento histórico muito oportuno para a reflexão e a ação em prol das crianças. Cada vez mais, a educação e o cuidado na infância estão sendo tratados como assuntos prioritários de governo, de organismo internacionais de organizações da sociedade civil e por um número crescente de países em todo o mundo.

       Sendo assim, na educação fundamental não é diferente, torna-se necessária uma parceria de todos para o bem estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que se mostrar dinâmico e em constante evolução. Por outro lado, é imprescindível conhecer a natureza e as raízes históricas da educação das crianças na fase infantil de zero a seis anos.

       Portanto, o desenvolvimento humano se dá necessariamente de forma conjunta e recíproca e as tarefas de educar e cuidar são indissociáveis, ao educar também estamos cuidando e ao cuidar também estamos educando, cuidar é condição necessária à educação, portanto faz-se necessário, cuidar educando e educar cuidando.

O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. (VYGOSTKY, L, 1987: 101)

Atribuições do MEC

       

        As atribuições do conselho são normativas deliberativas e de assessoramento ao ministro de estado da educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, assim como zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

        Garantir o ensino para todos e em todos os níveis, com qualidade de democracia. Mais do que uma prioridade do governo federal, a educação é um desafio permanente para a continuidade e o desenvolvimento de diversos programas, que vão da alfabetização. A educação escolar compõe-se de dois grandes níveis: a educação básica e a educação superior. A educação básica é constituída por três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além dos grandes níveis das etapas da educação básica, LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação) também trata das modalidades de educação e de ensino, não esclarecendo bem o seu conceito, embora uma análise mais acurada do seu texto permita inferir que, além da educação especial expressamente designada como modalidade, também assim podem ser consideradas a educação do jovem e adultos (EJA) e a educação profissional, uma vez que ambas constam no título da lei referente à matéria LDB, conforme determinou a lei LDB (art. 89), as creches e pré-escolas públicas e privadas (particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas) existentes ou que viessem a ser criadas, deveriam, no prazo de três anos, a contar de sua publicação, ter sido integradas ao respectivo sistema de ensino.

        A educação responde à necessidade de complementar a ação da família e da comunidade para o desenvolvimento integral. Além disso, atualmente, duas são as formas adotadas para a definição de quadro de pessoal da educação infantil: ou se admitem somente professores, ou professores e atendentes, como monitores, educadores sociais, monitor de recreação, etc. Essa decisão tem repercussões financeiras diversas para o sistema, principalmente porque a integração de creches aos sistemas de ensino não devem implicar sua desvinculação do sistema de saúde e de assistência social, até mesmo em termos de pessoa e recursos financeiros, a exemplo de muitos munícipios que já adotam a gestão compartilhada das referidas instituições, sob a coordenação do setor educacional.

       Portanto, a gestão municipal da educação é essencialmente uma gestão de natureza pedagógica, de organização do processo de formação educacional. Cabe, pois ao dirigente municipal conhecer e cercar-se de equipe tecnicamente competente para orientar as escolhas básicas da educação municipal, especialmente aquelas mais estruturantes, como a própria organização do ensino.

Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental

A proposta do Ministério da Educação (MEC) é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade. A partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno estará com 14 anos. Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com