TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL E O LÚDICO

Por:   •  21/4/2017  •  Monografia  •  9.890 Palavras (40 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 40

RESUMO

Ao enviar uma criança para uma instituição de educação infantil permite-se que ela amplie seus conhecimentos através de aprendizagens como as diversas maneiras de se comunicar, estabelecimento de regras e limites e construção de valores culturais e morais que lhes serão transmitidos, por outro lado, espera-se que a escola ofereça à criança condições necessárias para seu desenvolvimento através de ambientes adequados com profissionais capacitados. Partindo do princípio que brincar é um direito fundamental da criança, esse trabalho vem apresentar a importância da utilização de jogos como estratégia no processo de ensinar e aprender, processo esse que tem ganhado força entre os educadores nos últimos anos por ser considerado uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e oferece a vivência de conteúdos relacionados com situações do cotidiano.                                             

Palavras-chave: Criança; Educação Infantil; Lúdico.

ABSTRACT

When you send a child to a children's educational institution it allows that she expand their expertise through learning how the different ways of communication, establishing rules and limits and construction of cultural and moral values they will be transmitted on the other, waiting It was found that the school offers the child the necessary conditions for their development through appropriate environment with trained professionals. Based on the principle that play is a fundamental right of the child, this work is to present the importance of using games as a strategy in the process of teaching and learning process that has gained strength among educators in recent years to be considered a form of pedagogic work that stimulates thinking and offers the experience of everyday situations related content.

Key-words: Child; Child Education; Playful.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        8

I JOGOS        10

1.1 CONCEITO DE JOGOS        11

    1.2 JOGOS EDUCATIVOS        11

    1.3 HISTÓRIA DOS JOGOS        12

II OS JOGOS E OS TEÓRICOS        15

2.1 HENRI WALLON        15

2.2 VIGOTSKY        16

2.3 PIAGET        18

III O PROFESSOR E OS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL        20

3.1 O PAPEL DO EDUCADOR        20

IV IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL        22

4.1 INFÂNCIA        22

4.2 EDUCAÇÃO INFANTIL        27

4.3 O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL        33

4.4 JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL        34

    4.4.1 JOGOS DE EXERCÍCIO SENSÓRIO MOTOR        34

    4.4.2 JOGOS SIMBÓLICOS        35

    4.4.3 JOGOS DE REGRAS        36

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

REFERÊNCIAS        41


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é refletir e apontar a importância dos jogos como facilitador do processo da construção do conhecimento, e sua contribuição para a aprendizagem no período da educação infantil.

A escola como local de troca de conhecimentos tem como papel fazer com que o ato de aprender seja uma conquista prazerosa e que o jogo possa ser utilizado nas mais diferentes situações.

O brincar é um dos direitos da criança (LEI N°8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), e a infância é a fase que a criança mais brinca, para ela, brincar é algo muito sério, e em uma brincadeira ela é capaz de criar e recriar situações vividas no seu cotidiano e em contrapartida tem a oportunidade de conhecer brincadeiras que venham ajuda-la a desenvolver suas capacidades afetivas, motoras e cognitivas.

Muitas vezes a escola nega o direito de continuar brincando, e de aprender com prazer obrigando a criança a calar-se e parar de exercitar a sua criatividade. Pensando nisso vários autores se dedicaram ao estudo da ação lúdica como aliada do aprendizado.

O lúdico deve ser considerado um elemento importante no aprendizado da criança, pois, ele contribuirá para seu melhor desenvolvimento e dará ao educador oportunidade de compreender melhor o significado e a importância das brincadeiras na educação.

A escolha desse tema foi feita com base nas observações obtidas através da vivência cotidiana na educação infantil com crianças com idade entre 03 e 05 anos.

No capítulo I será abordada a definição de jogo e sua história; no capítulo II serão apresentados os pensamentos de grandes teóricos como Wallon, Vygostsky e Piaget.

No capítulo III será apontado o papel do educador e sua responsabilidade na educação infantil, no capítulo IV discutiremos a importância do lúdico na educação infantil e por fim, serão feitas as considerações finais.

Para a elaboração desse trabalho foram feitas análises bibliográficas, e levantamento de dados através de autores estudiosos educação infantil, acervos educacionais e sites especializados neste assunto.

Ficará evidenciada nesse projeto a importância do lúdico como ferramenta importante na educação infantil e no desenvolvimento da criança.


CAPÍTULO I

1 JOGOS

1.1 CONCEITOS DE JOGOS

         “Denomina-se jogo, situações como disputar uma partida de xadrez, um gato que empurra uma bola de lã, um tabuleiro com piões e uma criança que brinca com boneca.” (Kishimoto, 1998, p.1)

Porém, ainda segundo Kishimoto, jogo é algo de difícil definição, visto que esta é uma palavra de múltiplas interpretações, tome-se como exemplo a definição de jogo pelo dicionário Aurélio Conciso (1998):

S. m. 1. Atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que definem a perda ou o ganho.  2. Brinquedo, passatempo, divertimento.  3. Passatempo ou loteria sujeito a regras e no qual, ás vezes, se arrisca dinheiro.  4.  Regras que devem ser observadas quando se joga.  5. Jogo de azar (...) “brinquedo (ê). S. m.1. Objeto que serve para as crianças brincarem. 2. Jogo (1) de crianças; brincadeira. 3.  Divertimento, passatempo, brincadeira (...)”   “brincadeira S. f. 1. Ato ou efeito de brincar; brinco.  2.  Divertimento, sobretudo entre crianças; brinquedo, jogo.  3.  Passatempo, entretimento, entretenimento, divertimento.(...)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (380.6 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com