TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS: NOVOS DESAFIOS E COMO CHEGAR LÁ

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SAGRADA FAMÍLIA[pic 1]

KARINA FERREIRA CORREIA

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS: NOVOS DESAFIOS E COMO CHEGAR LÁ

PONTA GROSSA

2014

KARINA FERREIRA CORREIA [pic 2]

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS: NOVOS DESAFIOS E COMO CHEGAR LÁ

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina: Mídia do curso de Pedagogia da Faculdade Sagrada Família.

Professora: Joseli Tozetto

PONTA GROSSA

2014

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS: NOVOS DESAFIOS E COMO CHEGAR LÁ

José Manuel Moran delineia em seu livro uma comparação entre a educação que temos e a que desejamos para nossos alunos, apontando as tendências para um novo modelo de ensino. A obra avalia principalmente as mudanças que as tecnologias trazem para a educação presencial e a distância, sem perder o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução. As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais. Assim, a organização escolar precisa ser reinventada para que todos aprendam de modo mais humano, afetivo e ético, integrando os aspectos individual e social, os diversos ritmos, métodos e tecnologias, para ajudarmos a formar cidadãos plenos em todas as dimensões.

        No primeiro capitulo o autor cita que na educação podemos ver diferentes realidades, podemos escolher mais de uma perspectiva de análise e cada uma terá sua lógica, seu fundamento, pois construímos na educação nossas escolhas, nossos pontos de vista, nossas vivências, onde a educação é um processo de toda a sociedade não só da escola.

         Bons professores são fundamentais na mudança educacional, eles têm muito mais liberdade e opções do que parece mas muitas vezes são mal preparados e colocam a culpa em seus alunos, nas escolas, no salário pela não mudança. O autor trás vários tipos de professores os “monocórdios”, “unitemáticos”, previsíveis, mosaicos, “papagaios” onde a maior parte reproduz modelos, não se renovam, não buscam novos métodos de ensino. A escola é um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginários.

        As mudanças na educação dependem de vários fatores, no qual o maior desafio é caminhar para um ensino e uma educação de qualidade, que integrem em todas as dimensões do ser humano, portanto precisa de pessoas que busquem sempre novas ideias para que possam avançar e melhorar. Na educação o mais importante não é utilizar grandes recursos mas desenvolver atitudes favoráveis de negociação com os alunos, equilibrando o planejamento institucional e o pessoal nas organizações educacionais.

        Com as escolas cada vez mais conectadas à internet, os papeis do educador se multiplicam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades, sendo assim o professor deve estar preparado a qualquer imprevisto e ciente de que a todo momento surgem soluções novas para facilitar o trabalho pedagógico que muitas vezes não podem ser aplicadas da mesma forma para cursos diferentes.

        Um dos grandes pontos da educação on-line é a tensão entre os educadores humanistas que focam a comunicação, a interação, a construção do conhecimento, a criação de comunidades de aprendizagem e os tecnológicos que focam mais as dimensões humanas do ensino-aprendizagem falam mais de olho no olho, de comunicação afetiva, sendo assim notamos a grande importância de cada, onde um completa o outro, é importante inserir as tecnologia nos valores, na comunicação afetiva e tempo de ensino-aprendizagem.

        No segundo capitulo o autor fala sobre a educação inovadora a qual se apoia sobre alguns eixos que lhe servem de base, tendo alguns obstáculos como a formação deficiente de professores e alunos, a cultura da aula tradicional, o excessivo número de alunos, a obsessão tanto de professores como de alunos para a aprovação em vestibulares preocupando-se somente com isso deixando de lado a formação integral do adolescente. É importante que os professores saibam trabalhar com isso para que não haja uma pressão sobre os alunos fazendo com que deixem de lado outros aspectos importantes da educação.

        A educação inovadora precisa integrar melhor o conhecimento sensorial, o emocional, o intelectual e o ético onde se cruzam com os da intuição, o caminho intuitivo é o da descoberta, das conexões inesperadas, enfim, de formas de comunicação menos conscientes.

        As escolas se preocupam muito com o conhecimento intelectual esquecendo o equilíbrio emocional, elevar a autoestima dos alunos é fundamental na proposta pedagógica de todo e qualquer curso, a partir disso podemos conseguir o sucesso de muitos alunos pois estamos possibilitando que eles provem que são capazes. Educar também é um processo que facilita a comunicação em níveis cada vez mais profundos e ricos entre todos os participantes, entre professores e alunos, onde a comunicação pode se tornar rica, aberta, inovadora podendo organizar o espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com