TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA E OS TIPOS DE INCLUSÃO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  1/4/2019  •  Artigo  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

A ESCOLA E OS TIPOS DE INCLUSÃO - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

RESUMO

 Abordando o tema a escola e os tipos de inclusão, esse artigo foi elaborado para demonstrar a importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nas redes escolares.  Através de pesquisas sobre o tema foi escolhido para a abordagem desse contexto a Deficiência Intelectual, foi feita uma entrevista com os envolvidos desse portador dessa particularidade, e coletadas várias informações que resultaram nesse artigo. O objetivo é deixar claro todas as definições sobre as características e os desafios encontrados da deficiência intelectual e a inclusão da diversidade no ambiente escolar. Com todo esse cenário deixamos claro que os desafios diários são encontrados em todos os aspectos de abordagem, mas cabe então ao ser humano a escolha da melhor ferramenta para enfrenta-los.

 

Palavras-chave: Portadores de Necessidades Especiais. Deficiência Intelectual. Inclusão.

Introdução

 O presente artigo pretende deixar clara importância da inclusão escolar as pessoas portadoras de necessidades especiais, os desafios encontrados no dia a dia das unidades escolares quanto a inclusão dessas pessoas e de suas particularidades, as características da deficiência intelectual, as potencialidades do aluno com deficiência intelectual e a grande eficiência de um trabalho feito com dedicação transmite para a vida de todos inclusive da sociedade.

 O conteúdo apresentado resulta dos estudos feitos através das pesquisas sobre o tema, de relatos de colaboradores de uma unidade escolar publica e de uma entrevista com uma família de um aluno com deficiência intelectual dessa unidade escolar. A inclusão de pessoa com deficiência tem diversos pontos positivos a ser abordada em prol a sociedade.

Deficiência Intelectual

 Deficiência Intelectual, em geral é quando a pessoa apresenta funcionamento intelectual abaixo do esperado.  Isto é, apresenta limitações de ordem psicológica, linguística, cognitiva e comportamental nos aspectos de déficit de aprendizado, déficit de atenção, dificuldade de compreensão e abstração, heteroagressividade, Isolamento social, desagregação do pensamento, desorganização do comportamento entre outras.

 O diagnostico é feito pelo médico não precisa de exames clínicos pois são testes psicológicos que comprovam essas limitações, após esse procedimento é elaborado um tratamento.

  O tratamento tem uma durabilidade, sendo contabilizado a depender do grau que se encontra a particularidade da pessoa podendo ser permanente, transitória o curto prazo ou transitória a longo prazo.  É de grande importância para a pessoa seguir esse tratamento, pois ele pode ajuda a desenvolver habilidades escondidas dentro de cada um, por isso nesse período é super importante o apoio da família e da sociedade.

Portadores de necessidades especiais - Desafios

 As leis existem porem as pessoas portadoras de necessidades especiais tem os seus direitos violados. Sabe-se que as unidades escolares não possuem a total estrutura e os professores nem sempre tem o conhecimento e treinamento para acolher essas pessoas, com isso a aprendizagem fica defasada.

 Para cada tipo de limitação é necessário um tipo de interação, os portadores do transtorno intelectual, necessita de estímulos para o desenvolvimento das habilidades motoras, e as adequações escolares geralmente não possui essa capacitação eficiente.

 A defasagem de capacitação e conhecimento é muito grande, existe ainda o preconceito que contribui ainda mais para o distanciamento dessas pessoas portadoras de necessidades especiais nas unidades escolares. É preciso acabar com esse pensamento, pois as diferenças devem ser respeitadas e devem ser levadas em consideração no processo de ensino e aprendizagem para o contexto e convívio social.

“Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter a consciência de que é dono do seu destino” (Renata Vilella).

Inclusão escolar

 As redes escolares possuem diversos desafios em seu dia a dia quanto a inclusão de aluno com deficiência, porem cabe a escola a melhor tomada de decisão para o acolhimento dessa pessoa. Os desafios mais comuns quanto a esse acolhimento é a falta de recursos disponíveis, mesmo em meio a esses obstáculos, as unidades escolares vêm atendendo da melhor forma possível essas pessoas em seu ambiente escolar, desenvolvendo suas atividades pedagógicas.

 A escola estudada possui o atendimento a pessoas com deficiência, inclusive desenvolve atividades com portador de deficiência intelectual. O ambiente escolar é de grande importância para alunos portadores de deficiência, inclusive para o de deficiência intelectual, pois o professor com os planos pedagógicos elaborados de forma eficiente para essa particularidade consegue desenvolver as limitações que ele possui e a autonomia da pessoa que é utilizada ao longo de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com