TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO: como as escolas devem atender as crianças com boa dotação intelectual?

Por:   •  25/2/2019  •  Artigo  •  4.367 Palavras (18 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 18

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: como as escolas devem atender as crianças com boa dotação intelectual?

Daiane dos Prazeres de Souza Sant’ana[1]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo geral identificar o comportamento social e educacional de estudantes com altas habilidades/superdotação, em espaços escolares. Tendo em vista que é na escola, muitas vezes, que é percebida a alta habilidade dos indivíduos. O trabalho tem como prerrogativa a construção de uma pesquisa bibliográfica. A partir da bibliografia analisada, foi possível verificar indícios de que essa realidade ainda é percebida com falta de conhecimento e de compreensão, especialmente por parte dos profissionais da educação, quanto ao modo que esses estudantes precisam ser acompanhados, no espaço da sala de aula. Neste estudo propomos estabelecer que a afetividade, o compromisso e o cuidado com o fazer educativo potencializam as possibilidades de contato social e escolar dos alunos com superdotação. A pesquisa revelou, destarte, que com a consolidação de um ambiente de conhecimento e sensibilidade pedagógica facilita a detecção de casos de altas habilidades, auxiliando, inclusive, a família na formação e no desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes superdotados.

Palavras-chave: Altas Habilidades. Educação. Superdotação.

ABSTRACT

The present work has as general objective to identify the social and educational behavior of students with high abilities / giftedness in school spaces. Given that it is in school, often, that the high ability of individuals is perceived. The work has as prerrogativa the construction of a bibliographical research. From the bibliography analyzed, it was possible to verify evidence that this reality is still perceived with a lack of knowledge and understanding, especially on the part of the professionals of the education, as to the way that these students need to be followed, in the space of the classroom. In this study we propose to establish that the affectivity, commitment and care with the educational make potentialize the possibilities of social and scholar contact of the students with giftedness. The research revealed, therefore, that by consolidating an environment of pedagogical knowledge and sensitivity, it facilitates the detection of cases of high skills, helping even the family in the formation and social and cognitive development of gifted students.

Keywords: High Abilities. Education. Giftedness

INTRODUÇÃO

Normalmente, no espaço escolar, se atribui à criança superdotada dois extremos: o isolamento ou centro das atenções. Ainda que pesquisas comprovem que é possível estabelecer um equilíbrio saudável nos espaço da sala de aula, onde as crianças com altas habilidades sejam acompanhadas e possam desenvolver as atividades comuns à infância.

Atualizando sua prática pedagógica, os docentes podem potencializar o desenvolvimento intelectual, social, artístico e psicomotor desses estudantes, tendo em vista que esses possuem mais agilidade na execução das tarefas propostas para a turma, em relação às demais crianças com a mesma faixa etária. Entretanto, as crianças com altas habilidades, diante dessas características aparecem problemas afetivos e de comportamento que as colocam na condição de incompreendidas, percebendo na escola um espaço desfavorável às suas necessidades.

Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar o comportamento social e educacional de estudantes com altas habilidades/superdotação, em espaços escolares. Tendo em vista que é na escola, muitas vezes, que é percebida a alta habilidade dos indivíduos.

O trabalho tem como prerrogativa a construção de uma pesquisa bibliográfica. A partir da bibliografia analisada, foi possível verificar indícios de que essa realidade ainda é percebida com falta de conhecimento e de compreensão, especialmente por parte dos profissionais da educação, quanto ao modo que esses estudantes precisam ser acompanhados, no espaço da sala de aula. Neste estudo propomos estabelecer que a afetividade, o compromisso e o cuidado com o fazer educativo potencializam as possibilidades de contato social e escolar dos alunos com superdotação.

A pesquisa revelou, destarte, que com a consolidação de um ambiente de conhecimento e sensibilidade pedagógica facilita a detecção de casos de altas habilidades, auxiliando, inclusive, a família na formação e no desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes superdotados.

Altas Habilidades/Superdotação:um breve histórico do conceito

Até mesmo, com o advento do século XX, não existiam possibilidades de quantificar a capacidade intelectual de crianças, o que apenas terá início com o psicólogo francês, Alfred Binet, que desenvolveu a primeira escala de desenvolvimento infantil. Em seu estudo, milhares de crianças foram “analisadas” sistematicamente, possibilitando a assimilação e a descrição das tarefas que podiam ser desempenhadas em cada etapa do desenvolvimento infantil.

Através do trabalho e do auxílio de outros psicólogos, o conceito de superdotação foi ampliado. Tal conceito incluía a criatividade e seus vdiversos componentes, a exemplo da capacidade de solucionar problemas, do pensamento divergente, e a competência de tomada de decisão.

Recentemente, foi acrescentada ao conceito de superdotação a cunha de talento, que correspondia aos “indivíduos que demonstram habilidades marcantes nas artes de representação, ou mesmo que excedem em outras áreas de desempenho, podem igualmente ser designados como superdotados” (HARDMAN et al., 1993).

Gradativamente o conceito de superdotação foi se modificando. Para Hardman (1993), “superdotado” e “talentoso” se refere a crianças e/ou jovens “possuidores de habilidades potenciais ou demonstradas, que evidenciam alta capacidade de desempenho” (p.123).

Ramos-Ford e Gardner sugeriram uma nova forma de analisar a inteligência, ou dotação, através de uma hipótese que tem sido mencionada como a teoria da “inteligência múltipla”.

Assim como apresentado anteriormente, a compreensão de inteligência foi se modificando no decorrer do tempo, com sugestões importantes para a prática educacional, assim como para a prática pedagógica do docente, principalmente no que se refere à identificação das necessidades educacionais especiais dos estudantes e ao seu ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com