TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educaçao Infantil

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS – FINOM

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO INFANTIL

CATARINA COSTA RODRIGUES

PARACATU – MG

2016

CATARINA COSTA RODRIGUES

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia EaD da faculdade do Noroeste de Minas – Finom, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Educação Infantil. Prof.: Esp. Carina Drebes Neves

PARACATU – MG

 2016

Introdução

A disciplina Educação Infantil, para o curso de pedagogia, apresenta alguns objetivos como: contribuir para o debate acerca da Educação Infantil, sua história, diretrizes, legislação, seu papel na formação de crianças, concepções atuais.

Discutir pressupostos, impasses e perspectivas em relação à formação dos profissionais de Educação Infantil, reconhecer as múltiplas linguagens e formas de interação da criança com o meio social e suas possibilidades no trabalho do cotidiano da sala de aula e conhecer as perspectivas de avaliação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) estabelece a Educação Infantil a primeira etapa da educação básica, está disciplina tem o intuito de preparar o educador infantil, lhe proporcionando estudos teóricos e práticos referentes aos desenvolvimento das crianças de zero a seis anos.

Com as seguintes abordagens; expondo sobre a história da trajetória da institucionalização da primeira etapa da educação básica em nosso pais e quais as políticas para essa faixa etária. A compreensão que a prática está ligada a teoria não tem como desvincular. A exploração de outras linguagens, não limitar a linguagem de comunicação da criança em apenas fala e escrita.

Sobre a avaliação percebe-se que a classificatória pouco contribui com o processo de aprendizagem, pois como afirma Luckesi (1995) a avaliação acolhe algo para depois poder agir. Na avaliação não deve haver seleção/exclusão, mas sim um ato amoroso.

Portanto os objetivos e temas abordados cooperam para que o aluno, futuro educador ou educador esteja preparado embasado em teorias que contribui, facilita no dia-dia em sala com turmas de Educação Infantil, assim com probabilidade de sucesso no ensino-aprendizagem.

        

Diário da oficina

Iniciamos a oficina com a leitura do livro O Bonequinho Doce, discutimos em relação ao tema, fizemos uma resenha crítica e em seguida o projeto sobre o livro “O bonequinho Doce” foi apresentado na Educação infantil sobre a forma da leitura deleite. Chegando em sala de aula desenvolvemos: leitura deleite do “Bonequinho Doce” contada com a participação das crianças, interpretação do texto pelas crianças, tanto oralmente como escrito.

 As crianças confeccionarão um bonequinho doce coletivo, utilizando material reciclável, exposição do bonequinho doce confeccionado pelas crianças.  As crianças imitaram os personagens da história, vestidos como os personagens do livro, para a finalização do projeto, fizemos junto com os alunos um docinho de leite em pó.

Diário de leitura

O guia de estudos Educação Infantil com muita clareza e riqueza de conhecimento contribuiu para a minha formação como pedagoga, a unidade 4 Avaliação na Educação Infantil: Possibilidades e Limites, me chamou atenção por estar “entregar estrelinhas para os melhores, pode ter efeito pior sobre a criança do que até mesmo uma nota baixa” ... (Vasconcelos, 1995).

Ao ler a citação confesso que assustei pois nunca tive essa visão pelo contrário, pensava que essa atitude estaria incentivando o aluno a buscar o bom comportamento, capricho, cuidado com os materiais etc. Então parei para refletir a outra visão exposta pelo autor sobre a exclusão, assim rotulando a criança.

Ao ter contato com as opiniões de autores preparados, pesquisadores sobre avaliação, passei a me atentar da importância da contribuição para o ensino aprendizagem, na educação infantil não tem nota, o aluno não representado por um 10 é bom aluno ou por um 5 é ruim aluno, e o que é feito com os alunos com dificuldade? O que percebo e ele que busque uma nota melhor.

Retornando a educação infantil existe duas avaliação a formal e informal, sendo que a formal por registros diagnósticos que cita como a criança chegou e seus avanços no decorrer do bimestre do ano letivo, que é algo para escola, professores estarem respaldados em relação ao seu trabalho realizado com a turma com a criança e mostrarem para os pais.

A informal segundo FREITAS 2002, é que vem do julgamento do educador, e infelizmente o que escutamos no início do ano letivo quando a turma será repassada para outro professor é o seguinte fulano e terrível, já ciclano e um bom aluno, são avaliações informais, o que precisa ser repensando, as nossos métodos de avaliação, nós como pedagogos que estamos iniciando a nossa carreira é importante saber o quanto afeta a criança, o ensino-aprendizagem e mais FREITAS 2002 diz que essa avaliação ira determinar o sucesso ou fracasso do aluno.

Assim como educador de educação infantil, analisar, perceber as dificuldades, anseios da criança e procurar ajuda-la, buscar meios, estratégias para que essas dificuldades sejam superadas, não deixar elas apenas em registros sem soluções, mas além do registro propor reverter na prática, temos acesso a inúmeros planos de aulas lúdicos com objetivos de alcançar, desenvolver a aprendizagem da criança.  

Auto Avaliação

Ao estudar a disciplina Educação Infantil me deparei com os desafios, obstáculos que a primeira etapa da educação básica passou para ser reconhecida, pode ter contato com opiniões de grandes autores como Vygostsky e Wallon assim conhecendo o desenvolvimento da criança a infância, o conhecer as diferentes linguagens das crianças onde temos que estar atentos para o que nos transmitir. E sobre a avaliação onde descobrir informações preciosas e enriquecedoras e que me fizeram refletir.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com