TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  11/6/2017  •  Seminário  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista


 Práticas educativas e organização de um cenário escolar

                       

Janine Souza de Magalhães Rodrigues- RA 1140644

Polo Manhuaçu - MG                    

2013

Justificativa

         Esse trabalho deve ser considerado como uma prática na educação infantil, podendo ser usado por todos educadores como forma de chamar a atenção dos alunos e trabalhar em grupo de uma maneira diferente, como deixar um ambiente convidativo e atraente, o diálogo as opiniões e as manifestações dos alunos, combinar as atividades que serão oferecidas. Observar as preferências das crianças, acolher as ideias que elas trazem são essenciais para o processo de construção do conhecimento oferecendo as crianças oportunidades de contato com diversas linguagens: simbólica, plástica, lúdica; trabalhar com cantos temáticos pode trazer ao aluno atividades diversificadas estimulando a concentração e a imaginação, sendo então uma boa proposta educativa.

Situação Problema

          O professor muita das vezes se limita a uma conduta tradicional onde o pré-requisito, as listas de assunto, os conceitos e o material didático são tratados sob uma estrutura rígida. Mas só a teoria não resolve. Percebem-se então algumas dificuldades que se inter-relacionam com a falta de atualização.

Público Alvo

Este projeto será trabalhado na educação infantil com a turma do pré-escolar na faixa etária de 4 a 6 anos.

Objetivos

Este projeto pretende alcançar vários objetivos, como:

  • Valorizar o trabalho em grupo, como forma de lidar com os conflitos;
  • Proporcionar as crianças, sempre novos desafios.  
  • Ajudar a inventar um mundo possível, através do imaginário;
  • Adquirir uma imagem positiva de si, ampliando a autoconfiança, autoestima, pondo em prática a autonomia.
  • Trabalhar coletivamente em situações de convívio, brincadeiras e sistematização de produções do grupo.
  •  Desenvolver ações de cooperação e solidariedade, promover atitudes de ajuda, colaboração e compartilhar suas vivências.
  • Relacionar-se com os outros, adultos e crianças demonstrando suas necessidades, interesses, gostos e preferências.
  • Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Trabalhar de uma forma divertida, atraente e sem rotinas.
  • Deixar que as crianças exponham suas ideias de forma espontânea;

 

 

Embasamento teórico

Com base nos estudos até o momento, este projeto foi elaborado segundo as ideias de Piaget, pois a criança passa de um conhecimento para outro em cada fase de sua vida e será trabalhado com a perspectiva construtivista, o aluno aprende através da ação, dando importância o pensamento da criança como Emilia Ferreiro que tinha respeito com o que as crianças queriam representar através da fala e dos riscos e enfatizava a importância de um ambiente estimulador na sala de aula, no qual o ler e o escrever tenham significado para a alfabetização, e esse ambiente só tem significado se for respeitada a construção do aluno; essa deve acontecer também de forma coletiva, para que o aluno se identifique com o que encontra em sua sala de aula.  

A ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano é                                            um espaço que merece atenção dos pais e educadores, pois é o                                            espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito                                            de toda criança para o exercício da relação afetiva com o mundo,                                            com as pessoas e com os objetos. (SOUZA, 2009, p.1).

Percurso metodológico

         Envolveremos todos os alunos nesse projeto usando várias estratégias para alcançar o objetivo de forma prazerosa e aprendendo a cuidar e organizar todo material utilizado.

  • Canto da leitura - preparando um canto aconchegante, possibilitando a criança a escolher o livro, tendo um contato e uma intimidade maior com esse material. Criar mala mágica para que as crianças possam levar para casa e contar história de sua maneira para sua família e trazendo ideias novas.
  • Canto do faz de conta - onde as crianças irão usar sua imaginação usando fantasias, brincando e aprendendo como se estivesse em outro mundo, como se vestia antigamente e outros.
  • Canto dos jogos – as crianças irão conhecer vários jogos e compartilhar dúvidas. Oficinas de construção para que a criança tenha liberdade de criação de brinquedos com sucatas, pois ao fazer elas vão dando seu toque especial.
  • Canto das artes – as crianças receberão materiais de colagem e modelagem, tintas guaches para fazer seus desenhos suas pinturas, sendo válidas as mais diferentes combinações do fazer artístico delas; devem também usar jornais e revistas.
  • Cantinho da ciência – as crianças irão poder aprender sobre a alimentação, reciclagem e fazer várias experiências de plantio como o de feijão e saber como cuidar da natureza.
  • Organizar a sala ou o ambiente em áreas bem definidas e equipadas com materiais concretos seguros e coloridos que possam chamar a atenção das crianças.
  • Fazer placas indicativas - estimulando a leitura e a escrita.
  • Diálogo, rodas de conversa informal.

Recursos

         Materiais didáticos, sucatas, espelho, roupas, fantasias, fantoches, tintas guache, canudo, folhas, barbante, livros infantis, gibis, varal para expor os trabalhos, jornais, revistas, cola, brinquedos que podem ser doados pela comunidade, materiais recicláveis.

Cronograma de atividades

Este projeto será trabalhado durante o ano letivo, para que a cada dia as crianças envolvam, aprendam e praticam de forma prazerosa e através deste envolvimento poderão surgir várias outras atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com