TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALEMILDA CALDAS MENDONÇA DO NASCIMENTO

ANDRÊSA COSTA CAETANO

CARLA CRISTINA CARVALHO DA SILVA

CRISLAINE ARAÚJO SANTOS

 DAIANE DE SOUZA DOS SANTOS

MÔNICA RAMOS VIEIRA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

[pic 3]

Salvador

2017

ALEMILDA CALDAS MENDONÇA DO NASCIMENTO

ANDRESA COSTA CAETANO

CARLA CRISTINA CARVALHO DA SILVA

CRISLAINE ARAÚJO SANTOS

 DAIANE DE SOUZA DOS SANTOS

MÔNICA RAMOS VIEIRA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho da Educação Ambiental (EA) apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Orientador: Prof. Regina de Almeida e Silva Peixoto

Salvador

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................………….......4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................…………...5

2.1 ATIVIDADE INTERDICIPLINAR EA..................................................................9

3   Conclusão.........................................................................................................12

4   Referências..........................................................................................……......14

4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática de atividades, com foco na Educação Ambiental. Decorrente disso, efetuamos algumas reflexões alusivas às modificações ocorridas no trabalho pedagógico no âmbito da Educação Infantil. A EA na educação infantil é um passo muito importante pois as criança vão poder aprender a cada dia, e no trabalho abaixo vamos mostrar como podemos trabalhar nessa área com elas de forma coerente e criativa. Nessa caminhada vocês poderão ver que a EA tem uma firme importância nas escolas, pois é com ela que podemos inserir ainda mais esta Educação que muitas vezes anda esquecida na humanidade.

A EA não é uma ferramenta para resolução de problema, trata–se de uma dimensão essencial na educação fundamental, no desenvolvimento como ser social e relação com o mundo em que vivemos.

                                                                                                                                                         

                                                                                                                                                     

5

2   DESENVOLVIMENTO

Nos anos 50 e 60, em consequência da crescente negligência com o meio, algumas pessoas mostraram–se preocupadas e interessadas em discutir ou pelo menos alertar para a problemática ambiental, um exemplo foi a escritora Rachel Carson, que em 1962 lançou o livro “A Primavera Silenciosa” e alertou a humanidade para o perigo do DDT e pesticidas e também para a vulnerabilidade do ambiente à intervenção humana. O livro foi um clássico na história do movimento ambientalista mundial, produzindo discussões e inquietações mundiais. Nos anos seguintes as discussões sobre o assunto foram aumentando e em 1968 realizou-se em Roma uma reunião de cientistas dos países desenvolvidos para discutir questões ambientais relacionadas ao consumo é as reservas de recursos naturais não renováveis e o crescimento populacional mundial.

Nos últimos trinta anos os que atuam na área da Educação Ambiental, deram conta que o meio ambiente não é simplesmente um objeto de estudo ou tema a ser tratado. É a trama da própria vida, e o que nos rodeia a vida, é o que contemplamos o espaço, e o que forja nossa própria identidade, nossa relação com o ser, nosso ser com o mundo.

Cabe ao educador levar em conta as múltiplas parcelas que correspondem a modos diversos e complementares. A EA nos leva a explorar os estreitos vínculos existentes entre a identidade vinculadas, entre a diversidade biológica e cultural. A EA implica uma educação para consumo e conservação responsável e para solidariedade na repartição equitativa dentro de cada sociedade tantos das atuais como das futuras. Trata-se da produção e utilização dos recursos comuns tanto quanto do sistema de tratamento de resíduos e sobras. A EA integra uma verdadeira educação econômica, não se tratando como gestão de meio ambiente e sim gestão de nossas próprias condutas e coletivas com respeito aos recursos vitais extraído deste meio.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação e determinado, pela Constituição Federal de 1988 no inciso VI do parágrafo 1 do artigo 225 determina ao Poder Público dever de promover a EA em todos os níveis de ensino, pois todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como de uso comum do povo essencial a sadia qualidade de vida. O que implica uma educação de consumo sustentável, responsável, os que são geridos e os que são repartidos, ou seja, dentro de cada sociedade na repartição solidária e de forma equitativa entre as atuais e futuras gerações.

Nunca deve esquecer que os estudos do meio ambiente constituem um dos mais importantes instrumentos de geografia escolar como também psicogenética existencial social e econômica. A importância do, professor fortalecer os vínculos por meio da tecnologia, quer por meio de vídeo imagem, exploração ambiental, criação de jardim no espaço escolar como ele pode aproveitar no seu espaço fora da escola. A Transdisciplinaridade correspondem a esses conhecimentos ao universo em abordagem cientifica vinculada ao conhecimento conversando entre si.  As disciplinas podem ter um único tema a Ex. de EA como estratégias para trabalhar diversas nuances dentro de um objetivo específico segundo suas especificidades. O meio ambiente é a nossa própria vida, onde algo que nos rodeia nos identificamos passa a ser a essência da sobrevivência. De forma que a EA não é simplesmente uma ferramenta para a resolução de problemas ambientais, trata- se de uma dimensão essencial da Educação fundamental e a raiz do desenvolvimento humano pessoal e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (133 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com