TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

A educação Ambiental tem como objetivo despertar, em crianças, adolescentes, e adultos que o ser humano é parte do meio ambiente.

Além de ser um processo que visa formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e que tenha consciência da importância do meio ambiente para a vida. A educação ambiental pode mudar hábitos transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Essa conscientização de meio ambiente deve ser tratada na escola proporcionando para as crianças um processo de alfabetização ecológica. A mesma pode ser abordada de várias formas na sala de aula. O professor deve usar a sua criatividade para obter a atenção e participação de seus alunos promovendo a conscientização ambiental, devem ser desenvolvidos atividades pratica de forma com que esses alunos consigam conciliar teoria e pratica.

 Um exemplo são aulas de Educação ambiental em parques, praças e até mesmo em seus próprios bairros ou pátios da própria escola. Incentivando esse aluno na organização e no cuidado do mesmo. O ser humano precisa entender, desde cedo, que para preservar o futuro depende do equilíbrio entre o homem e natureza, e só então ira despertar no aluno a consciência da preservação e da cidadania.

Um meto bom para se adotar seria a Sustentabilidade:

Um tema tão importante que muitas escolas estão adotando como um conjunto de práticas, e ensinamentos. 

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo trabalhar para a consciência sustentável formada nos alunos para que possa chegar até as famílias e outros grupos sociais e ambientes frequentados por estes estudantes.

Exemplos:

1. Desenvolvimento de programas voltados para o plantio de arvores nas comunidades e até mesmo na escola.

2. Horta para merenda, educadores, junto com seus estudantes e em parceria com o colégio, Pais e comunidade, criam uma horta onde verduras e legumes são cultivadas e consumidas pelos próprios alunos, docentes e funcionários.

3. Energia solar para esquentar 

Em Florianópolis fica um exemplo de escola sustentável. Desta vez é um centro de educação para crianças menores de 2 (dois) anos. De acordo com o site “sustentaquir” a creche municipal Hasses aquece a agua potável por meio da energia solar e ainda faz o reaproveitamento da agua da chuva. 

   4.Criação de sistema de reciclagem do lixo.

Sustentabilidade é um jeito de preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa forma qualidade de vida para as futuras  gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com