TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  27/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

O ciclo não se fecha: consumimos recursos finitos e geramos descarte dos resíduos e rejeitos.

  • Apresentação detalhada do ciclo que não se fecha.

Os elementos do ciclo que não se fecha são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. E de acordo com o vídeo disponível para estudo da matéria (Ciclagem de Nutrientes) posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos. Fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos.

A contínua passagem dos elementos através dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio. A velocidade dos ciclos também pode ser influenciada pela natureza do elemento químico, taxa de crescimento de seres vivos, movimento na teia alimentar, taxa de decomposição e a ação do homem.

A intervenção humana no meio ambiente altera significativamente a ciclagem dos elementos. A poluição, a extração de minerais, a agricultura e a produção de energia são exemplos clássicos de nossa interferência no ciclo.

  • Consequências desse comportamento insustentável para a sociedade.

Infelizmente as consequências desses comportamentos insustentáveis da sociedade afeta de maneira gravíssima no meio ambiente, pois geramos diariamente gases poluentes, degradação e devastação ambiental, e consequentemente causamos  a destruição de ecossistemas.  E a prova dessa insustentabilidade são as mudanças climáticas que ocorrem no Planeta Terra diariamente.

  • Soluções para o problema, ou seja, como fechar o ciclo e tornar a sobrevivência humana sustentável.

A solução para parte do consumo consciente seria  o descarte correto de materiais, sejam eles descartáveis, orgânicos ou não. A diminuição de consumo é uma opção para solucionar o problema, pois os produtos que usamos geralmente são retirados de matérias-primas da natureza, e de acordo com a fabricação de produtos e transporte desses materiais, é gerado um grande uso de energia elétrica e de água. E acaba ocorrendo um ciclo vicioso de poluição, pois todo esse consumo geram gases poluentes.

Os fatores social e ecológico se relacionam de maneira direta no tripé da sustentabilidade, essas ações positivas geram ao crescimento sustentável.

E se cada um fizer sua parte na sociedade pode ser que essa questão da diminuição de poluição e por meio dessas ações juntamente com as conscientização das pessoas pode - se promover uma sociedade melhor e justa para as sociedades atuais e futuras.

  • Discussão sobre possíveis situações em que a tecnologia poderia promover a sustentabilidade e ações humanas individuais e coletivas que ajudem nessa mudança.

Hoje em dia é possível perceber que as pessoas querem chegar em seus destinos de forma rápida, pratica e economizando menos. Então seria viável que todos tivessem acesso e condições de terem um carro elétrico, sendo uma alternativa de transporte sustentável com motores que utilizam baterias como fonte de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com