TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POSSIBILIDADES FORMATIVAS

A Educação Ambiental fala e se refere à relacionamentos: das pessoas, dos sistemas de vida, dos países, das subjetividades e culturas. A educação ambiental não se realiza de forma separada , mas ela é transversal a todos os processos em que se procura produzir uma sociedade regida pela sustentabilidade e ética ao cuidado com a vida.

A educação ambiental na área educacional ainda é tratada de forma muito precária, acabando em ser  vinculadas às datas comemorativas, como o Dia do Meio Ambiente, Árvore e cuidados com o lixo e economia de água. A educação ambiental está muito além disso, como explica o Professor Marcos Sorrentino onde essa educação deve estar ligada não somente nessas áreas e sim na importância da razão, contemplação da natureza, compreensão de todas as espécies e seres e também na espiritualidade. Aprendemos como a questão ambiental impacta diretamente na vida das pessoas tendo como exemplo o desastre ambiental ou climático, causando um impacto social onde se afeta as escolas e tudo a sua volta , como disse a Professora Michele Sato em seu relato.

A falta de políticas públicas ligadas a educação ambiental ainda é presente no nosso país, e acabamos por deixar essas dificuldades influenciar no nosso cotidiano educacional. Contudo a educação ambiental é um processo e não uma disciplina, temos que inseri-la no currículo escolar buscando inovações para o ensino, devemos primeiro pensar, sentir e agir, sobre a educação ambiental como apresentou a Professora Deise Keller.

Em suma esses argumentos são assegurados pelo Artigo terceiro da lei 9.394/1996 – LDB/1996, onde é garantido todos os direitos para tal ensino, nessas perspectivas seria necessário propor novos cenários formativos como implementação de uma matriz curricular, instituindo questões de compreensão sobre os direitos básicos,  ordem política, social e econômicas, saindo assim do meio tradicional do educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com