TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

 JENILDA DA SILVA OLIVEIRA

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

                         PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

[pic 3]

Maceió-Al

2014

 JENILDA DA SILVA OLIVEIRA

 PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.  

 

Prof. Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Maceió-Al

2014

PROJETO PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO:

Muito se tem falado em preservação do meio ambiente ultimamente, pois com o aumento das tecnologias, aumentam também os problemas ambientais como poluição, aumento do lixo, destruição de matas entre outros. O homem tem vivido de maneira inconsequente agredindo o nosso planeta com suas ações desordenadas. Tendo como base a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, mais precisamente o art. 2º que diz que “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”. Faremos um trabalho de conscientização para a preservação e educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema. E que necessário mudar essa realidade, não basta só falar sobre esses problemas é preciso compreender o impacto que esta ocorrendo  em  nosso  planeta  e ter consciência  que  se não  fizermos  nada para mudar  e  buscar meios de resolvê-los estaremos com nossas vidas em risco.

A educação infantil torna-se, portanto uma faixa etária muito importante para a conscientização sobre a preservação do ambiente em que estão inseridas. As crianças podem aprender desde pequenas diferentes maneiras para cuidar da natureza, além de conscientizar-se do que está acontecendo no mundo e a sua volta, mesmo que não seja possível entender todos os processos e detalhes, mas terão consciência de que dependemos da natureza e se não cuidarmos dela poderemos sofrer as consequências.

JUSTIFICATIVA:

Ao observar os problemas ambientais que estamos enfrentando na atualidade percebemos que é indispensável projetos que mostrem de como é importante preservar o meio ambiente e de cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos adquirindo assim hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida. Nos tempos atuais é indispensável que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.

A escolar sendo uma instituição educadora, torna-se a maior  responsável  em  promover    mudanças  de  pensamento  e  atitudes,  visando  à formação de cidadãos conscientes  de  seu  papel  em  prol  da  preservação  da  natureza, para melhoria da qualidade de vida. Tal processo educativo se traduz por meio do tema transversal Meio Ambiente, segundo os Parâmetros  Curriculares  Nacionais  (1997),  parte obrigatória  do  currículo  escolar,  cabendo  à  escola  inserir  questões  relevantes  à  temática  da  Educação Ambiental. A Educação Ambiental  tem em vista melhorar a qualidade de vida de  todos, a partir da  ideia de que se deve construir visando o futuro e não somente o presente. Mudar conceitos de uma sociedade é uma atividade que deve ser desenvolvida em  longo prazo, devendo ser  iniciada  a  partir  da  infância,  pois  a  criança  é  o  reflexo  da  sociedade  a  qual  pertence.

Com o presente projeto queremos realizar ações voltadas para a melhoria do meio ambiente, desenvolveremos atividades que, incentivem uma nova geração a se empenhar e contribuir para a solução dos problemas ambientais e assumir a postura de defensor da natureza.

OBJETIVO GERAL:

  • Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Conscientizar as crianças da importância da preservação do Meio Ambiente.
  • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
  • Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos.

METODOLOGIAS:

O projeto deve ser dividido em etapas, onde serão trabalhados de forma interdisciplinar envolvendo passeio em volta da escola, pinturas, desenhos para de forma agradável as crianças possam entender a importância de preservar o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com