TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva De Alunos Com Necessidades Especiais Na Educação Infantil

Por:   •  15/3/2023  •  Tese  •  3.804 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

GRUPO SER EDUCACIONAL [pic 1]

UNIVERSIDADE UNINASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ASSISLEIDE MARIA DE ALMEIDA

PROJETO DE PESQUISA – TCC1

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRUMADO/BA

2023

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................3

1.1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAEDUCAÇÃINFANTIL.............................................................................................

1.1.2Delimitação do Tema do Desafios da Educação Especial inclusiva..................5

1.2 Problema de Pesquisa ....................................................................................... 5

1.3 Justificativa ......................................................................................................... 5

2 OBJETIVOS .......................................................................................................... 6

2.1 Objetivo Geral .................................................................................................... 6

2.2 Objetivos Específicos ......................................................................................... 6

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................ 7

3.1  Educação Inclusiva na educação infantil na Escola Pública        .................................7

3.2 A Adaptação de Inclusão de alunos com necessidades Especiais na Escola        ......7

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .............................................................10

4.1 Caracterização do estudo .................................................................................10

4.2 Universo da pesquisa.........................................................................................10

4.3 Instrumentos de coleta de dados .......................................................................11

5 REFERÊNCIAS ....................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto de pesquisa tem como tema a Educação Inclusiva de Alunos com Necessidades Especiais na Educação Infantil, tem como objetivo refletir a respeito dos desafios e as perspectivas que a educação enfrenta nos dias atuais.

A educação inclusiva consiste no ajuste de escolas de ensino básico para atender a todas as crianças, não apenas as deficientes, mas também as que possuem dificuldades de aprendizagem ou altas habitabilidade. Inclusão na Educação Infantil é uma ação social e cidadã de suma importância, pois ajuda diretamente as crianças com necessidades especiais e realiza um aprendizado de grande valor para todos os alunos, que é o respeito às diferenças.

A educação inclusiva é muito importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade. Percebe se que a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela enriquece a diferença na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Segundo Matoan (2003) “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. Ou seja, a educação inclusiva vis a garantir um único sistema educativo, capaz de atender o acesso à educação para toda comunidade, sendo pessoas com necessidade especiais ou não. A prática se movimenta na forma de ser inclusa em todos.

Para Ribeiro (2021) a ‘’Educação Especial passou a ter presença mais efetiva na pauta política brasileira no  início  da  década  de  1960  o  sistema  educacional do  país abrigou  dois  tipos  de  serviços  d e  ensino:  a  escola  regular e a escola especial”. No entanto, a integração escolar especial não conseguiu obter êxito, pois era necessário que  o  aluno  se  adaptasse  ao  seu novo espaço de ensino. Porém, todos os aspectos, visando a  diversidade  do  direito a o acesso a educação e desenvolvimento a melhoria da qualidade de aprendizagem para esse espaço não foi diversificado nem ampliado para pessoas com necessidades especiais .

 

A educação Inclusiva incorpora  os  maiores  pilares  para  ser  modificada  em  uma educação inovadora, capaz  de  ultrapassar  por  grandes  obstáculos baseados no  princípio  de  igualdade.  Segundo  um  dos  depoimentos  d  a  Milênio Carta (1999) “Nós buscamos um mundo onde  as  oportunidades  iguais para as pessoas com  deficiência  se  tornem  um  a  sequência  natural  de  políticas e leis sábias,  que  apoiem o  acesso  a,  e  a  plena  inclusão,  em  todos os aspectos da sociedade”. Diante desse contexto, verifica-se que, a palavra inclusão é um a prática que precisa ser estabelecida como uma igualdade de oportunidades que faça parte da vida das pessoas. necessidades especiais.

Na educação inclusiva apareceu de forma assistencialista, com a finalidade de disponibilizar assistência às crianças que tinham alguma deficiência. No decorrer dos tempos as instituições proliferaram-se em prol da educação inclusiva e as crianças com deficiência começaram a ter seus direitos respeitados. Neste sentido, a inclusão recebe A Declaração de Salamanca, principal documento que favorece a educação inclusiva e as escolas, a partir desse documento, se inicia o processo de inclusão dentro das suas instituições de ensino. Com esta perspectiva as escolas tendem a se adequar para oferecer um ensino e aprendizagem para estas crianças de forma que todos possam ser incluídas no âmbito educacional sem nenhuma descriminação.

Bem no início desse trabalho frisamos o aparecimento da educação inclusiva, logo em seguida ressaltamos como funciona o atendimento educacional especializado, quais os objetivos, os alunos, o espaço físico e como deve ser o projeto pedagógico do atendimento educacional especializado, os sistemas metodológicos e pôr fim a análise dos resultados.

Conforme Tomporoski (2019) “no Brasil, o processo de inclusão de pessoas com deficiência principiou no século XIX, mas, somente a partir de 1993, iniciou-se movimentos em favor da inclusão escolar.” Daí em diante, foi fortalecido as práticas de ensino para as pessoas com necessidades especiais, realizando a luta pelo acesso  a  garantia  de  direitos  à  uma  educação favorecida a todos . Portanto a educação inclusiva é uma concepção construída de aprendizagem e capaz de com bater as dificuldades que nela se encontra, que são a discriminação e o preconceito, e assim, prestando o direito de convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (218.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com