TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Indígena

Por:   •  17/10/2018  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Marcela Leandro Silva

RA: 8053699

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

UBERABA/MG

2018

[pic 2]

Marcela Leandro Silva

RA: 8053699

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Trabalho Apresentado no Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura)

UNIVERSIDADE: CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ORIENTADOR (A): ANA MARIA TASSINARI

ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

UBERABA/MG

2018

A educação escolar indígena é muito mais que pensar em uma escola. A construção de proposta para formação intercultural ocorreu partir dos movimentos sociais que buscavam resgatar e revitalizar a identidade destas culturas no Brasil, já sinalizada na “CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA” que assegura a possibilidade da escola indígena se tornasse um instrumento de valorização das línguas, dos saberes e das tradições desta população. Assim se refere:

 Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

    § 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

E na LDB o Artigo 79, da Lei nº 93/94/96, aonde determina o apoio técnico e financeiro para o provimento da educação escolar indígena, confirmando que os programas serão planejados com a participação das comunidades indígenas, fica definido que os programas terão como objetivo fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena, elaborar e publicar sistematicamente material específico e diferenciado, ou seja, as escolas indígenas deverá ter um planejamento diferenciado em relação às escolas do sistema educacional.

É necessário saber a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena para compreender melhor este formato de planejamento. A “educação indígena” é considerada aquela que toda família indígena possui sua educação própria na comunidade (aldeia), sua cultura, seus costumes, com seus artesões, com sábios e com os pajés. Já a “educação escolar” é considerada a complementar, que considera os conhecimentos que os indígenas já possuem, com saberes que hoje eles necessitam para atender a convivência com o mundo atual, como por exemplo, desenvolver projetos inovadores.

         Um dos temas mais relevantes na educação escolar indígena é a inserção da temática no campo dos direitos sendo que duas construções foram especiais. A primeira foi o direito que instaurou uma nova noção de cidadania e a segunda construção foi a desnaturalização das desigualdades sociais nesse âmbito da desmaterialização das desigualdades sociais, aonde se trata com relevância a afirmação das diferenças e o direito de se auto representar conquistado pelos povos indígenas, através de organizações não governamentais que lidam com a população indígena, num contexto de construção da garantia de auto representação, autodeterminação e autonomia dos povos indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com