TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  2/5/2018  •  Ensaio  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

Explique como deve ser o bom ensino científico na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

O ensino científico na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental deve enfatizar as características da atitude cientifica, e não se preocupar com quantidade de informações. Pois, a partir do momento que a criança e estimulada a aprender, seja na educação infantil ou nas series iniciais do ensino fundamental, o educador deve apresentar métodos novos para que ambos possam construir um conhecimento atualizado.

A criança não precisa saber ler, basta o professor apresentar material que o estimule a ser critico e refletir coletivamente,  desta forma contribuindo para o início da alfabetização cientifica da criança e construção de conhecimento.  Nesse seguimento de ensino, as atividades práticas e a experimentação, e reconhecidas como essenciais no ensino científico em geral.

 

MATEMATICA

 Percebemos no decorrer do vídeo, que o conteúdo  abordado e " porcentagem",  ela e usada para calcular descontos, acréscimos, números, lucros, preços, quantidade, etc. 

O simbolo porcento substitui uma fração de denominador 100, que significa dividir por 100, podendo representá-la graficamente, podendo assim visualizá-la com mais clareza.

A porcentagem faz parte do nosso dia, quando executamos uma compra por exemplo, e a mesma se encontra na promoção o lojista ira realizar o uso da porcentagem para chegar ao valor exato que deverei pagar, logo concluir que a porcentagem tem um papel importante na vida de todos nós. O fica bem claro no vídeo, pois são utilizado exemplo do cotidiano para explicar com clareza a forma como fazemos o uso da porcentagem

) Quais são as características da oficina de percurso?

A oficina de percurso é uma atividade que tem como característica a liberdade do aluno em escolher qual o trabalho que irá produzir, determinado a linguagem ou modalidade como colagem, desenho, pintura e construção, já os materiais  deve está disponível de forma que os alunos possa ter acesso,  podendo desenvolver seu trabalho dentro do tempo que necessita, pois não é preciso realizar tudo no mesmo dia. Com base  nessas atividades permanente, elas  deverá ocorrer com certa regularidade para o educando possa entender e desenvolver seu processo de criação. 

Durante está oficina de percurso o aluno é gerenciador do seu trabalho, sendo que a variedade de trabalho e enorme, por se tratar de uma atividade livre  que cada aluno tem uma produção diferenciada, servido de inspiração para um próximo trabalho.

Cite pelo menos um critério que deve ser utilizado pelo professor ao analisar a produção de um aluno nas aulas de Geografia e História no ciclo I.

Se paramos para analisar percebemos que amplo os critérios aos quais os professores poderão fazer uso, mas o principal e a forma como aluno ver o mundo a sua volta, se conseguir fazer relação entre a história e a geografia, pois uma conta a historia  e a outra mostras devidas localização que tais fatos ocorreram a através de uso de mapas, ao qual este processo proporcionar aos alunos a leitura e  interpretação, podendo representar o espaço através de mapas simples.

A partir da leitura da aula 14 apresente os passos que devem contemplar o estudo da realidade, de acordo com o estudo de Nascimento.

Realize uma produção textual com aproximadamente 10 linhas .O aluno pode pesquisar e a produção textual deve ser de sua autoria.

Cópias não serão aceitas.

O estudo da realidade  se trata de uma prática pedagógica de ensino moderna, estabelecendo novas relações ensino e aprendizagem. 

Com relação aos passos que devem contemplar os estudos, o texto de Nascimento aborda um estudo amplo do que será realizado, onde poderão estipular e se organizar diante do que irão realizar no seu trabalho, estabelecendo coleta de dados através de uma simples conversa com pessoas da comunidade, fazendo uso da tecnologia para registra os momentos e realizar pesquisas em cima de material que existe ao seu alcance, proporcionando um levantamento dos diferentes interesses que os alunos tem com relação ao trabalho desenvolvido.

Esta fundamentação do Estudo da realidade, mostrar uma proposta pedagógica que buscar a liberdade, diversificado a prática e a forma de como se dialogar com os alunos, de forma que os mesmos possam se expressar com relação a está realidade que ele se ver inserida no momento atual.

Nesse momento do curso, vamos procurar elaborar uma síntese das aprendizagens construídas?

Para tanto, vocês deverão rever as aulas VA1 A e VA1 B. Depois, vocês devem elaborar um comentário sobre cada aula, o qual deve necessariamente apresentar:

VA1

  1. Cite ao menos cinco aspectos tratados nessa aula.

Parâmetros curriculares, competências, expectativas, concepções de ensino na língua e gêneros textuais.

  1. Selecione um dos aspectos e comente.

Segundo o que foi relatado no vídeo, torna-se fundamental abordar os gêneros textuais em que eles se concretizam, tomando como base seu aspecto temático, composicional e estilístico.

VA2

  1. Faça um resumo da conversa com a professora convidada.

No presente vídeo a professora relatar sobre a importância de estarmos atento a todo material disponível na plataforma, onde muitas das vezes não damos a devida importância, por estarmos preocupada com as atividades e não realizamos a leitura e nem olharmos a bibliografia. Segundo ela isso fez falta quanto ao seu conhecimento, por ter deixado passar despercebido, principalmente no quesito disciplinar, onde a organização do tempo e de sua importância, pois assim poderá estar acompanhando tudo que esta ao seu alcance. Quanto ao professor iniciante, não deve se contentar somente com o que ver, mas buscar outras fontes de pesquisas, para encontrar a sua voz como professor, questionar o que não estiver de acordo, pois se queremos formar pessoas criticas também devemos ser críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com