TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 18

Rhema de Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

A CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BORGES, Rosemeire Pereira[1]

REIS,Rodrigo dos[2]

RESUMO: Profissionais da área da Educação Infantil procuram utilizar o brincar muita das vezes, como auxilio na aprendizagem do aluno. O presente trabalho tem como objetivo investigar o brincar como forma de que o professor possa identificar as possíveis dificuldades dos alunos que estão integrando no ambiente escolar, pois estudos mostram que o brincar em sala de aula tem uma grande importância, pois estamos vivendo numa época em que a tecnologia abrange de uma forma significativa na vida do aluno; em que infelizmente muitos alunos usam de forma incorreta a tecnologia, mas para isso podemos interferir na abordagem de como os alunos usarem de forma produtiva e significativa quando estiverem em suas casas. Na metodologia foram realizados pesquisas de campo (Escola Municipal Urbana 15 de Outubro), literária e na internet para que possa entender melhor e aplicar de forma sucinta e interessante o brincar na educação infantil; e para que passe para o aluno que na escola não é só brincadeira e sim uma área em que se deve aprender a escrever e a ler. Constatou-se que as crianças que vivenciam jogos e brincadeiras demonstram um desenvolvimento psicomotor, integral, cognitivo e social.

Palavras-Chave: Educação Infantil, Brincar, Desenvolvimento e Aprendizagem infantil.

SUMMARY

Professionals in the area of ​​early childhood education try to use play often, as an aid in student learning. This paper aims to investigate playing as a way for teachers to identify the possible difficulties of students who are integrating in the school environment, because studies show that playing in the classroom is of great importance, because we are living in a time in that technology covers in a significant way in the student's life; unfortunately many students misuse technology, but we can interfere with how students use productively and meaningfully when in their homes. In the methodology were carried out field research (Urban Municipal School October 15), literary and on the Internet so that you can better understand and apply succinctly and interestingly playing in early childhood education; and to pass it on to the student who is not just kidding in school but an area where one should learn to write and read. It was found that children who play games and play demonstrate a psychomotor, integral, cognitive and social development.

Keywords: Early Childhood Education, Playing, Child Development and Learning.

INTRODUÇÃO

Através do ato de brincar a criança reproduz no seu dia a dia e possibilita o processo de aprendizagem da escrita, leitura, raciocínio, lateralidade, percepção e motricidade; pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, fortalecendo uma relação entre o brincar e o aprender.

Para que se defina na educação infantil as atividades lúdicas, é importante ressaltar o brincar como um desenvolvimento do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Faz-se necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade, que deve estar sendo vivenciada na infância, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim um ato de aprendizagem.

O brincar na educação infantil proporciona regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Assim, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante incentivar e perceber a capacidade criadora das crianças, na perspectiva da lógica infantil.

Partindo dessa ideia, o objetivo central deste estudo é analisar o brincar na Educação Infantil, pois, segundo os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.

Para composição da pesquisa, observei o cotidiano da Escola Municipal Urbana 15 de Outubro, desenvolvendo assim uma pesquisa de campo de maneira com que os alunos se desenvolviam nas atividades lúdicas, além da valorização de tudo ao seu redor e o modo como aprende. Na sala de aula há 15 alunos, sendo 6 meninos e 9 meninas, foi proposta brincadeiras de forma com que as crianças aprendam mais, e tenham um raciocínio elevado.

A ludicidade pode ser utilizada como uma estratégia de ensino e aprendizagem, assim o ato de brincar na escola sob a perspectiva de Lima (2005) está relacionada ao professor que deve apropriar-se de subsídios teóricos que consigam convencê-lo e sensibilizá-lo sobre a importância dessa atividade para aprendizagem e para o desenvolvimento da criança.

Com essa maneira de ensino, é possível entender que o brincar auxilia a criança no processo de aprendizagem, proporcionando situações imaginárias em que ocorrerá no desenvolvimento cognitivo e facilitando a interação com pessoas, as quais contribuirão para um acréscimo de conhecimento.

Com essas ideias associou-se convicções sobre o brincar como prática pedagógica, sendo um recurso que pode contribuir não só para o desenvolvimento infantil, como também na parte cultural. Brincar não é apenas ter um momento reservado para deixar a criança à vontade em um espaço com ou sem brinquedos e sim um momento que podemos ensinar e aprender muito com elas. A atividade lúdica permite que a criança se prepare para a vida, entre o mundo físico e social; a vida da criança gira em torno do brincar, é por essa razão que pedagogos têm utilizado a brincadeira na educação, por ser uma peça importante na formação da personalidade, tornando-se uma forma de construção de conhecimento.

O lúdico levado para sala de aula é de uma grande importância para o desenvolvimento, físico, intelectual e social, o jogo vem ampliando sua qualidade deixando de ser um simples divertimento e tornando-se ponte entre a infância e a vida adulta. Nós profissionais da educação devemos estar em constante sintonia com o que há de novo na área da educação e tentar passar ao aluno uma vivencia escolar e social de maneira clara e eficaz, para assim obtermos resultados positivos em sala de aula.

2 - As implicações do ato de brincar no desenvolvimento infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (277.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com