TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 15

                                                             Grupo Rhema Educação

                            R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

                                        Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

ATUAÇAO DO PSICOPEDAGOGO SOBRE TRANSTORNO EMOCIONAL

Regiane da Silva Rodrigues[1]

Rodrigo Reis[2]

RESUMO - O presente trabalho visa desenvolver um diagnóstico correto de como ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem olhando pelo lado emocional de cada um, para que assim possamos chegar em uma determinada resposta e a causa que fez e está fazendo com que o indivíduo se depara com esse tipo de transtorno. O objetivo desse trabalho é de procurar ter um entendimento de como a melhor forma de trabalhar com a criança que apresente dificuldades e assim chegando a algum diagnóstico para conhecer e compreender a atuação do psicopedagogo sobre pessoas com transtorno emocional. A pesquisa para este estudo foi cientifica, bibliográfica e no corpo docente da escola do município de Miranda MS, foi investigado um aluno da Sala de Recursos da escola municipal urbana 15 de Outubro; para assim podermos ter mais contato e sabermos como podemos lidar com cada situação ao qual venhamos nos deparar na área profissional com a qual nos envolvemos. No contexto atual podemos dizer que o baixo rendimento escolar converteu-se em fracasso na vida; triunfar na escola constitui em conseguir uma boa situação.

Palavras-Chave: Atuação do Psicopedagogo, transtorno emocional, aprendizagem.

SUMMARY

The present work aims to develop a correct diagnosis of how to help students with learning disabilities by looking at each other's emotional side, so that we can arrive at a certain answer and the cause that made and is causing the individual to face this. type of disorder. The objective of this work is to seek to have an understanding of how the best way to work with the child who presents difficulties and thus coming to some diagnosis to know and understand the performance of psychopedagogues about people with emotional disorder. The research for this study was scientific, bibliographic and in the faculty of the school of the municipality of Miranda MS, was investigated a student of the Resource Room of the urban municipal school 15 October; so that we can have more contact and know how we can deal with each situation we come across in the professional area with which we engage. In the present context we can say that poor school performance has become a failure in life; To succeed in school is to achieve a good situation.

Keywords: Psychopedagogue's performance, emotional disorder, learning.

INTRODUÇÃO

 

A Psicopedagogia vem ganhando espaço no âmbito educacional, especificamente no que refere as dificuldades de aprendizagem do aluno na escola. Esse profissional assume um papel importantíssimo em se tratar de transtorno emocional aos alunos que não conseguem aprender, por meio de trauma emocional sofrido na infância.

Assim o papel do psicopedagogo torna-se importantíssimo, pois passa a se interagir com o aluno no cotidiano escolar, e ainda passa a oferecer a ele novas opções neste meio ambiente institucional, para tanto quanto evoluir a qualidade e proporcionar a vida normal do aluno em seu aprendizado, como se interage, vivenciar o ambiente escolar, ter a capacidade maior ainda de ler e escrever, resolvendo seus próprios problemas.    

Assim este trabalho tem como objetivo conhecer e compreender a atuação do psicopedagogo sobre pessoas com transtorno emocional dentro da sala aborda também como este transtorno afeta a vida do aluno, as suas contribuições metodológicas para as atividades lúdicas em relação ao transtorno emocional.

No entanto transtorno emocional está ligado a diversas situações, segundo Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie) desde da vida intrauterina, ou seja, seja quando o bebe interpreta todas as reações e emoções da mãe ainda dentro da barriga, causando traumas emocionais ou distúrbio emocionais, levando a ansiedade, depressão, inseguranças, tristezas tornando ao baixo rendimento escolar.

De acordo com o Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia, reformulado pelo Conselho da ABPp, gestão 2011/2013 e aprovado em assembleia geral em 5/11/2011, é papel do psicopedagogo trabalhar no âmbito educacional e na saúde, com foco no processo de aprendizagem e suas dificuldades. Fundamentado em diferentes referenciais teóricos e de natureza inter e transdisciplinar, tem como objetivos:

  • Promover a aprendizagem, contribuindo para os processos de inclusão escolar e social;
  • Compreender e propor ações frente às dificuldades de aprendizagem;
  • Realizar pesquisas científicas no campo da psicopedagogia;
  • Mediar conflitos relacionados aos processos de aprendizagem.

É fundamental que nós psicopedagogos saibamos que devemos atuar no ambiente escolar ou saúde de forma preventiva e investigativa para que o diagnóstico seja preciso, e para isso devemos atuar em conjunto com uma equipe de outros profissionais da área como psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, neurologistas etc.; para que possamos intervir e diagnosticar corretamente. Mas infelizmente não encontramos ainda em escolas profissionais como psicopedagogos onde deveria ter para que assim o corpo docente encontre soluções para diversos casos de dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar; assim o professor de sala de aula terá apoio e sentirá seguro no meio em que atua.

Outros fatores, que estão fora do ambiente escolar, também contribuem com as dificuldades de aprendizagem e podem ser: orgânicos, emocionais, culturais, intelectuais, familiares e outros fatores mais específicos, como por exemplo, dislexia, disgrafia; estes considerados transtornos, que devem ser devidamente diagnosticados quando percebidos.

O profissional da área de psicopedagogia juntamente com a equipe envolvida deve perceber que as vezes o não aprendizado do aluno é de uma maneira de chamar a atenção dos pais, neste caso não devemos utilizar um diagnóstico de que há algum problema de transtorno ou distúrbio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com