TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  25/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................01

CARACTERISTICAS DA ESCOLA..............................................................02

DESCRIÇÃO UNIDADE...............................................................................03

RELATORIO DE ESTAGIO..........................................................................04

CONTRIBUIÇÕES DO ESTAGIO.................................................................06

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................07

INTRODUÇÃO

No período de 09/05/20017 a 01/06/2017, durante o período letivo da manhã e tarde, totalizando 100hs, realizei o estágio na unidade escolar onde pude observar e participar de algumas atividades em sala e respondendo a um questionário pessoal com intuito de entender a forma como aplicam as atividades acadêmicas de modo teórico e prático.

 Chiavenato (2002) nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos, entre eles o estímulo de relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar.

       Não cabe a liderança só ao líder maior do grupo, mas a todos. Cada um é líder de se mesmo, têm pessoas que lideram um grupo, outros seu próprio trabalho e suas próprias ações. A relação entre um líder e seus liderados é peça fundamental para o desencadeamento do sucesso da equipe.

       Segundo Chiavenato (2002) são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos.

É através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantêm relação direta ou indireta que permitirá que a Instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente.

1

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

DENOMINAÇÃO EMEF

Emef Halim Abissamra

Avenida: Jacira Teixeira de Camargo, s/n – Vila Arbame- Ferraz de Vasconcelos- SP

CEP:08544-090

Telefone: 4647-7100

e-mail: emefhalim@hotmail.com

 MODALIDADE DE ENSINO

A modalidade de ensino do EMEF é a Ensino Fundamental a qual é a segunda etapa da Educação Básica  Pública.

Horário de funcionamento das 7:20 as 17:20 com supletivo das 19:00 as 22:30

O EMEF atende a 1000 alunos em dois períodos, e ainda oferta a opção de supletivo.

                                                                                                                           

2

DESCRIÇÃO FISICA DA UNIDADE

A EMEF, possuem uma área extensa possuindo 17 salas de aula, 67 funcionários, sala de direção, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais, cozinha, sala de leitura, banheiros, refeitório e almoxarifado. Na área externa temos quadra de esportes coberta e quadra de esportes descoberta para realizarem atividades de educação física. Possui água filtrada, energia elétrica pública, esgoto rede pública, coleta de lixo seletiva, dos equipamentos, computadores na área administrativa, computadores para alunos, TV, DVD, Impressora, Aparelho de som, Projetor, câmera fotográfica e filmadora.

3

Relatório de estágio

Durante meu estagio obtive acesso ao Projeto Político Pedagógico PPP, onde entendi melhor os projetos e propostas pedagógicas aplicados na unidade escolar, entendi que por trás do PPP existe normas pedagógicas fornecidas pelo MEC e pela delegacia de ensino, estas normas são norteadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federativa do Brasil obtive total acesso a unidade escolar, documentos e departamentos. Meu estagio foi focado a administração pública e toda sua burocracia, memorandos, normas, publicações do DO entre outros.

As primeiras duas semanas 09/05/2017 a 19/05/2017 observei a coordenação, coordenadora, tem um papel de desenvolver um Plano Político Pedagógico (PPP), onde os métodos de trabalho sejam dinâmico, democrático cooperativo e participativo voltado para a inclusão, gestão democrática e ética na escola este é o foco do PPP 2017, voltado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos educadores para melhor desenvolver atividades e projetos em sala com seus alunos, o papel do coordenador é de unir o objetivo a pratica dando suporte e condições de trabalho aos professores, a Formação Continua JEIF, realizado na unidade escolar com os educadores duas vezes por semana, com objetivo de avaliar PAP e como aplica-lo para atingir as metas

PPP, o direito á aprendizagem e como avaliar, métodos avaliativos e contextos.

 O Plano pedagógico 2018 é uma extensão do de 2017 com foco na avaliação e métodos de avaliar.

As reuniões de HTPC acontecem as sextas feiras das 12:00 as 13:00, com a presença dos diretores e vice diretora, coordenadores pedagógicos e professores é um momento de refletir trocar ideias sobre os métodos pedagógicos aplicado as aulas.

A segunda semana do dia 19/05/2017 a 01/06/2017 observei a Gestão administrativa, é formada por um diretor uma vice-diretora e dois assistentes, onde o diretor participa de quase tudo na unidade e principalmente de reuniões externar na DRE, uma gestão flexível e adaptativa focada no aluno, cabe a um dos assistentes fazer o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com