TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à cultura e à arte no cotidiano escolar, visando discutir a importância de relacionar a ludicidade com a alfabetização e com o letramento. O papel do professor além de ser importante na escola, reflete muito me toda a sociedade, ele é um agente fundamental na vida de uma cidadão. A criança precisa de modelos a serem seguidos que ajam diretamente em prol da equidade do mundo, e seus exemplos nos seus primeiros anos de vida , são os pais, após vem os professores e amizades. O professor tem influência para motivar e orientar desde o primeiro contato com a escola. É ele que vai conduzir, facilitar o acesso a informações, aos conhecimentos acumulados pela sociedade, vai avaliar e proporcionar experiências, projetos e eventos para que haja uma construção na aprendizagem de uma forma completa desde os primeiros anos de vida na escola.  A ludicidade é um termo utilizado na educação infantil, tendo como significado jogos e brincadeiras. Antigamente as crianças eram vistas como um adulto em miniatura , que com pouca idade já podiam trabalhar, a palavra brincar era vista como perda de tempo, e assim as crianças eram afastadas das brincadeiras para o trabalho, perdendo sua infância. Com as evoluções o lúdico passou a ser reconhecido como elemento fundamental na vida humana.

A arte e a cultura são elementos fundamentais no processo educacional , A cultura esta presente na vida de todo ser humano, e juntas tem como objetvo formar indivíduos críticos e socializados.


  1. DESENVOLVIMENTO

A cultura de acordo com as ciências sociais é um conjunto de crenças, regras, línguas, manifestações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Ela retrata um conjunto de experiências de um povo, com suas diferenças em todo o mundo. Ela esta na vida do ser humano, e cada um possui uma cultura.  Já a arte é uma atividade humana que esta ligada a estética, feita por pessoas a partir de suas percepções, emoções e ideias, com a finalidade de estimular a consciência , e cada arte tem seu significado .

A arte esta presente no nosso cotidiano de uma forma importante , contribui para o desenvolvimento do ser humano , e é uma forma da pessoa se encontra no mundo. Nós estamos expostos a diferentes tipos de manifestações artísticas até mesmo antes de vir ao mundo. Por isso a arte não deve ser vista como característica de pessoas que já nasceram com  dons incríveis ou que detenham grandes conhecimentos. A arte é importante na escola da mesma forma que ela é fora da escola. No mundo visual a qual vivemos ela esta presente em tudo, nas combinações de cores, nos ajuda a enteder as pessoas no seu estado espirito, através da sua forma de se expressar, como na dança, musica, teatro e desenhos. No dia escola é através da arte é possível criar, brincar, trabalhar em grupo, expressar-se seguindo o caminho da imaginação.

A arte e a cultura estão completamente ligadas , isso porque é através da arte que conseguimos, apreciar, diferenciar e adquirir conhecimentos dos vários tipos de cultura. É na arte que expressamos sentimentos, cores, formas que diz muito como a pessoa é de fato, que consigo já vem trazendo uma história grandiosa por sua cultura. A cultura é um elemento existente na vida do ser humano, não existe nesse mundo uma pessoa que não tenha uma cultura. E quando falamos de cultura e educação, podemos dizer que juntas elas forma um elemento de socialização, que muda a forma de pensar dos alunos e dos educadores, e no processo de ensino-aprendizagem permite em que o aluno frequente um ambiente escolar a qual ele se sinta a vontade e livre para participar da atividades. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394), aprovada em 20 de Dezembro de 1996, lei que obriga o ensino, estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com