TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  21/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

Durante a educação infantil, a criança está em desenvolvimento, criando sua personalidade. Precisamente por isso, é uma das fases mais importantes da vida! Acredito que a Educação é a Solução para um Mundo Melhor. Principalmente no ensino infantil, o professor é um dos grandes responsáveis por instruir conceitos básicos às crianças e podem acreditar tudo isso é levado por toda a vida. O professor de educação infantil é, portanto, uma figura importantíssima na vida dos pequenos, operando como um dos suportes para oferecer o crescimento saudável das crianças.

Na primeira infância (de 0 a 6 anos), as crianças começam a ter discernimento de mundo e a desenvolver a curiosidade, (por isso estão sempre perguntando o porquê de tudo.) É necessário, assim, que professores e pais ofereçam meios para os pequenos construírem sua identidade, enfrentarem dificuldades e ficarem feliz ao resolvê-las, compreendendo a lidar com a frustração e os desafios do dia a dia. Para que as crianças se desenvolvam bem é muito importante que os professores se esforcem para desenvolver habilidades ao longo da sua vida profissional.

Na teoria de Vygotsky aponta que a criança origina com utilidades psicológicas elementares e que com a utilidade da cultura e as experiências adquiridas, essas utilidades tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato. Segundo o mesmo, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas usaram em relação a ela, para entender sua teoria é preciso levar em consideração que ele enxergava o desenvolvimento do ser humano usando uma perspectiva sociocultural, melhor dizendo, ele afirmava que o homem se estabelece no contato com o meio em que está fincado. Vygotsky era formado em direito e trabalhou como professor e como pesquisador em áreas como a Psicologia, Filosofia e Pedagogia foi também um importante pensador em sua área e época, pioneiro no conceito de que o desenvolvimento humano e intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Para ele, o professor é figura essencial do saber por representar uma união intermediária entre o aluno e o aprendizado. Leontiev, Vygotsky e Elkonin afirmam que não a como fazer uma educação infantil sem educar e ensinar, apesar de similares o educar está relacionado a demonstrar valores, incentivar a ética e trabalhar o convívio entre a sociedade, o ensinar está relacionado aos conteúdos construídos cientificamente pela humanidade, portanto o papel fundamental do ensino é mediar à relação entre indivíduos, escola e sociedade.

Vygotsky Por meio do conceito de mediação e de zona de desenvolvimento proximal, entendi que o professor é o mediador dos conhecimentos do aluno, Elkonin e Leontiev falam sobre as fazes de desenvolvimento da criança, porém não podemos colocar essa ideia como uma verdade universal pois em sua visam cada uma se desenvolve de acordo com ambiente em que estão inseridos por exemplo, se a criança está em determinado ambiente o seu desenvolvimento será de determinada maneira. Com estes pressupostos a autora conclui que não a como colocar o professor como um simples expectador, ele atua verdadeiramente educando e ensinando e ressalta sempre a relevância da ludicidade, onde ela fala assim: ‘na educação infantil se educa pela ludicidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com