TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  8/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 5

PROPOSTA DE TRABALHO PARA DISCIPLINA DE PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO – PRÉ PROJETO

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

                                                          Ligia Raquel Barros Matias  

                                                         Professor orientador: Caroline Kern  

 

Palavras-chave Educação de Crianças de 0 a 6 anos (Educação Infantil)

Ludicidade, brincar, jogos e desenvolvimento cognitivo

 

INTRODUÇÃO  

 

     Muito tem se discutido sobre ao universo infantil, o qual faz parte do

nosso cotidiano, não só na escola, mas, também no meio social do dia a dia.

Diante das situações que nos deparamos neste cotidiano e ciente de que

a educação infantil evolve o cuidar e o educar. Diante   disso, busco   embasamento   teórico   que   nos   leve a compreender melhor o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, em seus aspectos físico, motor, social e intelectual.

Nessa ótica de aperfeiçoar e aumentar o conhecimento busco pesquisar o papel do lúdico na aprendizagem infantil, acreditando na importância de trabalhar a ludicidade com a faixa etária de 0 a 6 anos. A pesquisa está embasada nas teorias de Piaget, Vygotsky e contribuições de Kishimoto, entre outros. De acordo com a teoria dos autores, eles contribuem com a prática pedagógica, quando defende que a criança se desenvolve desde o nascimento, em que começa pelas fases da vida, e assim ocorre a aprendizagem.

O educador é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem a criança em sala de aula. Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores sendo um fator importante na educação, uma vez que, o brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança inventa, aprende, descobre e melhora as suas habilidades. Brincar faz parte da infância e todos devemos reconhecer isso.

Assim esse pré-projeto tem como objetivo geral compreender segundo os pensamentos teóricos destes conceitos, como a criança aprende de forma lúdica, e como alvos essenciais:  Observar quais propriedades dos jogos e brincadeiras, contribui para aprendizagem na educação infantil, como  recurso pedagógico utilizado pelos professores de educação infantil, considerando a criança como um sujeito ativo e pensativo no processo de aprendizagem; e identificar qual trajetória a criança  percorre nessa passagem.

Por isso o professor de educação infantil deve ser um artista, além de estar sempre alerta as necessidades e particularidades de cada criança, em um contexto diversos de interações jogos e brincadeiras, e ter entendimento ao   planejar   o   cotidiano   das   crianças   garantindo   as   linguagens   artísticas   e expressivas.

As iniciativas lúdicas nas escolas são relevantes, para a aprendizagem, as quais potenciam a criatividade   das   crianças, em que contribuem para o seu desenvolvimento intelectual, social e motor. Com isso o lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório.

É nesta fase que ela observa, assimila e expressam seus sentimentos. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção. A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

O principal objetivo da Educação Básica é desenvolver características cognitiva, afetiva, motora, social e cultural da criança. Devido a isso , o currículo deve ser criado como um conjunto de práticas e saberes das crianças e tudo que é feito e planejado dentro da unidade educacional.

De acordo com o Art. 4.º da DCNs, (2009): “Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento  curricular, é sujeito histórico e de  direitos  que, nas   interações, relações   e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,   aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (BRASIL, DCNs pág.1).

Consequentemente o conhecimento construído através da brincadeira os possibilita a obterem melhor desempenho na aprendizagem. O lúdico proporciona na educação infantil uma prática educacional conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com