TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA

Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa

Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo

Práticas Pedagógicas

e Iniciação à Pesquisa

Curso Normal

Ivan Zhamorano Campos Dutra de Souza

Jhessika da Silva Corrêia

Professora orientadora:

Ruth Furtado de Souza

Trabalho de Conclusão de Série apresentado no Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo – Bom Jesus do Itabapoana, RJ, na disciplina de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, como requisito parcial para a conclusão do 2° ano do Curso Normal no ano de 2017.

Bom Jesus do Itabapoana, dezembro de 2017.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer a todo o corpo docente pelo auxílio e apoio oferecido, porém desejamos ressaltar, em especial, as professoras Rafaela Supuvelda, Ruth Furtado e Gilcélia Lima, pelo grande afeto e carinho oferecido durante nossa estadia no Curso Normal. Agradecemos também a nossos amigos e familiares pela positividade e ajuda oferecida, por que sozinhos seriamos incapazes de sermos alguém na vida.

SUMÁRIO

RESUMO

     No ano de 2017 (dois mil e dezessete), realizamos nosso estágio nas Escolas Municipais Anacleto José Borges e Doutor Francisco Baptista de Oliveira. O estágio é parte integrante e obrigatória do Curso Normal em nível Médio, abrangendo os três anos do Curso.

     Nele está envolvido, observações, participações nas atividades em campo, em sala de aula, confecção de materiais, regências, elaboração de atividades e pesquisas.

     Tudo isso com a supervisão, orientação e acompanhamento dos seguintes professores: Ruth Furtado de Souza e Maria Sávia Pereira da Costa.

     A carga horária de estágio do segundo ano do Curso Normal corresponde a 240 (duzentos e quarenta) horas anuais, sendo assim distribuídas: 240 (duzentos e quarenta) horas na disciplina de Práticas Pedagógicas e 80 (oitenta) horas nos laboratórios.

     Como tema do nosso trabalho escolhemos: “Relacionamento Professor X Aluno.”

5

  1. INTRODUÇÃO

  1. Quem somos?

Ivan Zhamorano Campos Dutra de Souza

Jhessika da Silva Corrêa

“O amor pode curar qualquer ferida, porém a ferida causada pelo amor, nada pode curar.”

 

   Meu nome é Ivan Zhamorano Campos Dutra de Souza, nasci dia 5 (cinco) de outubro do ano 2000 (dois mil), tenho 17 (dezessete) anos, moro em Pirapetinga 5° (quinto) distrito de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, gosto muito de passar meu tempo livre com meus amigos e assistindo series, sai estudante do segundo ano do Curso Normal do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo. Escolhi o Curso Normal porque queria ocupar meu tempo e também porque o Curso Normal apresenta uma grade de ensino excelente, então decidi fazer pelo horário integral e a rede curricular de ensino. Meu sonho é me tornar independente financeiramente e conseguir construir um futuro exemplar. Ao concluir o Curso Normal pretendo ingressar na área da saúde e me tornar professor durante o dia e um Médico a longo prazo.

     Meu nome é Jhessika da Silva Corrêa, nasci no dia 9 (nove) de janeiro do ano de 1999 (mil novecentos e noventa e nove), tenho 18 (dezoito) anos, moro em Bom Jesus do Itabapoana, RJ, meu passa tempo preferido é ouvir músicas e conversar com meus amigos, sai

6

estudante do segundo ano do Curso Normal do Instituto de Educação Éber Teixeira de Figueiredo. Escolhi o Curso Normal porque tenho um amor incondicional em ensinar e também por que amo lidar com crianças. Meu sonho é ser independente de meus pais e ser uma grande profissional. Ao concluir o Curso Normal pretendo dar inicio a faculdade de Psicologia e me tornar uma grande psicóloga.

7

  1. Dados do estágio

     Cumprimos nossa carga horária de 240 (duzentos e quarenta) h/aula na disciplina de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa, sendo atividades de campo e encontros em sala de aula, cumpridas de 6 (seis) de fevereiro de 2017 (dois mil e dezessete) a 12 (doze) de dezembro de 2017 (dois mil e dezesste).

     O Estágio descrito nesse relatório foi realizado nas seguintes escolas:

Escola Municipal Doutor Francisco Baptista de Oliveira

Escola Municipal Anacleto José Bordes

  1. Contextualização

     Como tema de nossa pesquisa escolhemos falar sobre: “Relacionamento Professor X Aluno”.

     Esse tema é muito importante, porque visa refletir sobre a importância e contribuição da afetividade no processo de um ensino –aprendizagem, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nele estão envolvidos contribuindo para a formação integral da criança. Essa relação deve ser desenvolvida com base no afeto, carinho, admiração e inclinação a tudo que diz respeito a boa conduta da criança, pois, o ambiente onde a criança exerce seu tempo e ali começa a aprender e também a ensinar, é o que ambiciona a criança a criar e descobrir seus

8

moldes de personalidade, e são esses moldes que darão o início a base                                                                                                                                                             experimental para o tipo de indivíduo que a criança irá se tornar, seja em seu convívio educativo ou sócio afetivo. O ambiente educacional é o segundo lar da criança, esse ambiente deve ser confortável o suficiente para que a criança se sinta à vontade para revelar suas ideias e também permanecer pronto a novos conhecimentos e informações. O Professor que se relaciona bem com seu aluno consegue promover melhor ensinamento e adquirir melhores resultados do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com