TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Educação Infantil

Guarapuava

2014


FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Educação Infantil

Relatório de estágio EDUCAÇÃO INFANTIL  tutora no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade internacional de Curitiba centro associado Escola Integração da cidade de Guarapuava.

2014

SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..............................................05

2.2 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA..........................................06

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO..........................................................................................07

PLANO DE AULA..............................................................................................09

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10

4 ANEXOS........................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório foi feito nos dias 12,13,14,15 de Agosto, no turno matutino por, com o objetivo de aprender mais, conhecendo de perto o trabalho da Educação Infantil.

Este relatório de Estágio - Educação Infantil constitui em uma pesquisa e observação em busca de mais conhecimentos, contribuindo para a  formação do futuro docente. Sabemos que a educação infantil requer do professor uma prática diferente, que desperte na criança o interesse em aprender.

A importância desse estágio na formação do pedagogo contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade.

É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados para poder atender as crianças.

A educação Infantil é parte da educação básica e tem um papel muito importante pois ajuda a crianças a se desenvolver, considerando as dimensões físicas, emocional e cognitiva onde nos permite investigar os problemas que são enfrentados no dia a dia.

O projeto política pedagógica ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador. 

É importante que todo ensino da Educação Infantil desperte na criança o desejo de aprender sempre mais e dar oportunidade as crianças de se relacionar com todas.

É necessário que a escola com seus educandos estejam preparados para trabalhar com o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral das crianças, que seja capaz de formar aprendizes mais curiosos e reflexivos.

O Estágio proporciona mais segurança para enfrentar as dificuldades encontradas em sala de aula, imprescindível na formação docente. Essa experiência possibilita o contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino-aprendizagem em creches e escolas, bem como outros ambientes. É através desse Estágio que os futuros professores vivenciam experiências de como educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1  IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO – ENDEREÇO

         

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

                

         A Escola atende em dois turnos matutino e vespertino, no período matutino a entrada é de 7h30 até 12 horas, vespertino das 13 horas às 17 horas, os recreios são sempre de 15minutos, alguns dirigidos outros brinquedos livres.

  NÍVEIS DE ATENDIMENTO

 

A modalidade ofertada da escola é de Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental até 5º ano do Ensino Fundamental.

2.2 CONCEPÇÂO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Por meio da consulta ao Projeto Pedagógico da instituição foi possível perceber que a instituição visa o desenvolvimento cognitivo da criança como processo de assimilação ativa dos conhecimentos

O Projeto Pedagógico da Escola enfatiza alcançar objetivos que envolvam toda a sociedade, para tanto é preciso que seja democrática, inclusiva, participativa, qualificada, dinâmica e organizada. Ninguém contribui efetivamente para o desenvolvimento humano sem um percentual expressivo de envolvimento. Isso é verdade sobretudo para o professor.                Quanto a professora da turma estagiada, a Educação Infantil visa desenvolver o processo formativo sistemático e assistemático de cada criança.

Em entrevista com a pedagoga da instituição sobre os métodos adotados quanto à concepção de homem, sociedade e do papel do professor e o do papel social da escola é estabelecer um conjunto de ações que favoreçam o comportamento do educando promovendo assim seu desempenho intelectual, moral, social e emocional, a fim de que este se torne um cidadão crítico, bem adaptado á sociedade, e para que seja capaz de refletir sobre a sua realidade e tentar modificá-la.

A educação é um processo permanente, no qual aprender é fundamental. Tem por finalidade a transmissão sistemática de conhecimentos produzidos e acumulados pela humanidade, portanto a educação deve proporcionar em conhecimento reflexivo e crítico da ciência, da tecnologia, da história, dos valores e comportamentos, constituindo-se na formação de uma cultura ampla do indivíduo. Tanto a educação como a cultura são processos de transformação da identidade e subjetividade, pois a educação “apesar de estabelecer uma relação dialética entre possibilidade e a necessidade do cidadão é um fenômeno, só possível, nos limites impostos pela própria natureza do sujeito”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (594.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com