TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Na Pedagogia

Por:   •  24/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. John Dewey

Desde o princípio da civilização moderna a educação tem papel imprescindível no desenvolvimento humano, seja no conhecimento científico, seja na maneira como as relações interpessoais se estabeleceram na sociedade. Nesse sentido, torna-se claro que a educação não é apenas uma forma teórica de se analisar a realidade, mas é a própria realidade do corpo social, pois modifica tudo o que se é percebido pelos próprios indivíduos.

Convém ressaltar, a princípio, que a educação permite a transformação do indivíduo enquanto sujeito, possibilitando a modificação da própria realidade. Tal análise está em paralelo ao pensamento da escritora Helen Keller, que afirmava que o resultado mais sublime da educação é a tolerância. Isso significa dizer que a educação é o instrumento que permite a humanização do indivíduo, esclarecendo a ele seus direitos e deveres.

Além disso, é importante dizer que a educação ultrapassa a formalidade do conteúdo escolar, o desenvolvimento pessoal também se dá pela experiência individual, a própria vida é um processo educativo. Isso se confirma ao se analisar a obra do pensador brasileiro Paulo Freire, que demonstra a importância dos ensinamentos voltados ao cotidiano específico de cada pessoa, isto é, a educação é plenamente adquirida quando voltada para as demandas individuais de cada integrante do corpo social. Logo, pode-se afirmar que o conhecimento formal e a experiência individual são igualmente importantes no desenvolvimento físico, moral e intelectual de um indivíduo, isto é, importantes para a consolidação da educação.

Conclui-se, portanto, que a educação transforma a realidade humana, e é parte integrante e indivisível da sociedade, porque a educação é desenvolvimento.

Gustavo Sousa Santos

Maria Eliziê de Sousa Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com