TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Sexual

Por:   •  17/2/2018  •  Monografia  •  7.338 Palavras (30 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

CÁSSIA SOUSA FORNARI

EDUCAÇÃO SEXUAL

SOROCABA / SP

Dezembro / 2005


CÁSSIA SOUSA FORNARI

EDUCAÇÃO SEXUAL

Orientador (a): Profª. Ms. Denise Lemos Gomes

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Pedagogia, da Universidade de Sorocaba.

        

SOROCABA / SP

Dezembro / 2005


CÁSSIA SOUSA FORNARI

EDUCAÇÃO SEXUAL

Trabalho aprovado como requisito parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Pedagogia.

______________________________

Profª. Ms. Denise Lemos Gomes - Universidade de Sorocaba

 

______________________________

Profª. Ms. Ivete Fogaça César - Universidade de Sorocaba

Nota: __________

Sorocaba, 06 de Dezembro de 2005.

Dedico este trabalho aos meus pais e irmãos, que são a razão da minha vida, e que mesmo distantes estão torcendo pelo meu sucesso. Ao meu marido, meu eterno amor, que está sempre ao meu lado me ajudando, incentivando e amando. Aos meus queridos sogros, que me acolheram com tanto carinho, e aos amigos, sem exceções, que fazem, e sempre farão parte da minha história. A todos, muito obrigada.


Agradeço primeiramente a Deus pela vida e pela oportunidade de concretizar um sonho, aos meus pais por sempre cobrarem os estudos em primeiro lugar, e a minha querida orientadora e amiga Denise pela paciência e dedicação em todos os momentos.


RESUMO

O trabalho traz considerações importantes em relação a educação sexual nas escolas, tendo como meta se a mesma é ou não trabalhada no ensino fundamental. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo esta realizada com os professores de duas escolas, uma privada e uma municipal.

Para maior compreensão do tema, procuro descrever a trajetória da educação sexual no Brasil, partindo desde sua implantação até o surgimento de suas diretrizes educacionais para o ensino fundamental a partir da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Será abordada a questão do papel da escola e sociedade, uma vez que a educação sexual ainda aparece como um tema relacionado as diversas permissões e repressões sociais, mesmo sendo um assunto ligado diretamente ao cotidiano das pessoas.

Irei analisar a educação sexual na escola, suas dificuldades e preocupações, investimentos e preparo de seus profissionais. Sendo assim, através desta pesquisa, estaremos verificando se a educação sexual ocorre de uma forma positiva, procurando desenvolver um aluno que seja capaz de estar elaborando respostas para suas dúvidas, e se há necessidade de rever as práticas, concepções e posturas para trabalhar tal temática nas escolas.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 08

1 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL............................................................. 11

2 – O PAPEL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE....................................................... 17

3 – EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA.................................................................. 20

     3.1 – SEXUALIDADE E APRENDIZAGEM......................................................... 21

     3.2 – ORIENTAÇÃO SEXUAL X EDUCAÇÃO SEXUAL.................................... 22

4 – ANÁLISE PESQUISA DE CAMPO..................................................................... 27

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 34

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 36

ANEXOS................................................................................................................... 37


INTRODUÇÃO

Hoje podemos considerar a educação sexual como um tema importante na área educacional, uma vez que esta faz parte da vida dos seres humanos. A sexualidade, como foi verificado, não tem faixa etária definida para começar a ser desenvolvida, portanto, os interesses e inquietações devem ser encarados como normal uma vez que os veículos de comunicação social estão explorando constantemente as fantasias e desejos humanos, alterando a forma de pensar, como também nossa forma de ser, de agir e de interagir.

Desta forma, este trabalho trouxe considerações importantes em relação à educação sexual no ensino fundamental, estando apoiado em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Tendo como base o pensamento de diversos autores que descrevem a questão da educação sexual nas escolas. O trabalho aqui proposto teve como objetivo principal verificar se este tema é trabalhado nas escolas.

A intenção era analisar, se trabalhado, como este tema é abordado no ensino fundamental. O objetivo era verificar se estava sendo desenvolvido apenas através das apostilas de ciências e biologia, se era abordado ao ser trabalhado ou se não era feito da forma correta.

O primeiro capítulo buscou descrever a história da educação sexual desde a sua implantação. Tal estudo foi proposto pela constante busca para o combate de doenças. Havia também uma preocupação de estar preparando as mulheres para exercerem suas funções de esposa e mãe. A educação sexual ganhou impulso devido à implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que tinham como objetivo oferecer diretrizes para a educação no ensino fundamental. A orientação sexual apareceu no currículo como tema transversal devendo ser discutida em todas as disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com